"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 3 de maio de 2012

"REPÓRTERES SEM FRONTEIRA" DIVULGA ESTUDO SOBRE CONDIÇÕES DA LIBERDADE DE IMPRENSA NO MUNDO

Liberdade de imprensa no mundo em 2012, por Repórteres Sem Fronteiras

Liberdade-destaque

A ONG Repórteres Sem Fronteira (RSF) divulga estudo sobre os diferentes níveis de condições da liberdade de imprensa pelo mundo. O site apresenta a imagem do mapa apontando para os locais onde a democracia é mais frágil, registrando incidentes de censura e assassinatos de jornalistas e avalia a diferente posição em ranking.

Segundo levantamento da RSF, o Canadá é o único país do continente americano em que a liberdade de imprensa pode ser classificada como boa. Nos EUA a situação é considerada satisfatória. Já o Brasil apresenta problemas com livre circulação de informações, enquanto o México tem uma situação considerada difícil.

A situação não é favorável para os países orientais. A China apresenta graves problemas na circulação de informações e a Rússia também apresenta um cenário difícil.
No continente africano apenas a Namíbia desfruta de um cenário favorável, enquanto que no Sudão a imprensa tem sérias restrições.
  • Confira a reportagem completa no site
  • Veja o gráfico ampliado sobre a condição da liberdade de imprensa no mundo em 2012, organizado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF):
03 de maio de 2012
Comunicação Millenium

Nenhum comentário:

Postar um comentário