"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 3 de maio de 2012

"VÂMU GASTÁ PUTADA".

País rico é um país sem pobreza. (*)

A história de ter um avião próprio, começou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele deslumbrado com o poder, para esquecer o caminhão pau-de-arara que o trouxera do nordeste à São Paulo, um ano após sua posse (2004) mandou comprar um Airbus ACJ, construído pelo consórcio Airbus Industries . Na época custou a “mixaria” R$ 98 milhões (equivalentes a 400 mil salários mínimos da época).



A aeronave foi construída sob medida, de acordo com os padrões de autonomia e conforto exigidos pela Aeronáutica Brasileira. Dessa maneira, Lula poderia visitar o mundo todo com rapidez e em grande estilo de um presidente produzido pela massa.

Entre 2004 e 2009, somente em peças de reposição e serviços de manutenção, o que ficou conhecido pelo apelido de Aerolula, gastou R$ 5,5 milhões, além de outras dezenas de milhões em combustível e salários da tripulação.
Não se sabe porque cargas d’água, talvez num de seus freqüentes acessos de mau humor, “a presidenta” Dilma Rousseff, recusou utilizar o Airbus Aerolula e solicitou um novo avião, desta vez, com requintes de conforto jamais vistos pelos brasileiros relegados ao restrito mundo do salário mínimo.



O primeiro avião presidencial de Dilma, já apelidado de Aerodilma, será um Embraer Lineage, o mais caro e maior jato da Embraer, numa versão especial.

O Aerodilma recebeu uma nova configuração para somente 19 passageiros, num ambiente com muito espaço – já que este modelo em sua versão original foi projetado para transportar até 122 pessoas.

De acordo com o projeto, esse Aerodilma vai superar as aeronaves anteriores, tanto em termos de tecnologia de aviação, como em luxo e conforto das cabines. (fotomontagem).

Mas para a ex-guerrilheira que jamais deu um tiro, só isso não basta, no Palácio do Planalto planeja-se ampliar a “família Aerodilma”, com a compra de um avião ainda maior e mais imponente.
Mostrando que não tem preconceito de nacionalidade, ainda deve ser adquirido do consórcio franco-inglês Airbus, uma aeronave A330, ao custo de R$ 500 milhões.

Se proceder a aquisição, serão gastos meio bilhão de reais – valor que daria para comprar 25 mil carros populares – somente com a aquisição de um único avião para utilização da Presidência da República.

Esse esbanjar de dinheiro público torna-se criminoso, quando se sabe que a FAB (Força Aérea Brasileira) possui metade de sua frota de aeronaves no chão, por falta de peças e verbas para manutenção.

03 de maio de 2012
Charge de Roque Sponholz e Texto de Giulio Sanmartini

(*) Dístico do Governo Dilma Rousseff.
(*) Fotomontagem:O contaste entre o luxo do Aerodilma Lineage e a miséria dos brasileiros
(*) Fonte: AEROvia.

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