Como mostra o gráfico, os gregos, por exemplo, afirmam ser os europeus que mais trabalham
De vez em quando uma pesquisa de opinião fornece uma informação muito reveladora: na semana passada foi o caso da Pew Global Survey dos países europeus.
Dentre as questões habituais a respeito de opiniões em relação ao euro e à União Europeia, perguntou-se a pessoas em oito países (Inglaterra, França, Alemanha, República Checa, Grécia, Itália, Polônia e Espanha) qual país da Europa é o mais trabalhador.
Os gregos ignoraram a resposta óbvia (Alemanha) e nomearam a si mesmos. (Todos os outros países escolheram a Alemanha, como mostra a tabela).
Porém, a percepção grega não é tão distante da realidade como pode parecer. Na verdade, a Grécia tem o expediente mais longo da Europa, como mostra o gráfico de dados da OECD.
Contudo, como qualquer economista dirá, trabalhar por mais horas não quer dizer ter uma produtividade maior, e a produtividade da Grécia é relativamente baixa.
Os problemas do país também são piorados pela corrupção. O país é tido como o segundo mais corrupto da Europa, atrás apenas da Itália, ainda que os gregos considerem a sua pátria como a mais corrupta do continente.
09 de junho de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário