"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CANDIDATO DE LULA E DA OLIGARQUIA SARNEY, PETISTA WASHINGTON LUIZ É DERROTADO EM SÃO LUÍS

 


Pedra no caminho – Em São Luís, capital do Maranhão, o conluio político entre o clã dominado pelo senador José Sarney e o PT guiado por Luiz Inácio da Silva não alcançou o resultado esperado na eleição de domingo (7). Vice-governador do Estado e candidato da governadora Roseana Sarney à prefeitura ludovicense, o petista Washington Luiz Oliveira naufragou nas urnas.

A disputa pela prefeitura da capital dos maranhenses terminou com o candidato Edivaldo Holanda Júnior, do PTC, com 36,44% dos votos válidos, enquanto o prefeito João Castelo (PSDB), que tenta a reeleição, ficou em segundo com 30,6% da preferência do eleitorado local.
Ambos os candidatos, Holanda e Castelo, seguem para o segundo turno. Washington Luiz, que teve a seu favor a máquina estatal e a histórica ousadia de uma família que desconhece o significado da palavra limite, terminou em quarto lugar, com 11,02% dos votos válidos. Em terceiro lugar ficou a candidata do PPS, Eliziane Gama, com 13,81%.

Esse resultado, que contrariou sobremaneira os atuais inquilinos do Palácio dos Leões, deixa claro que pode estar começando a derrocada da hegemonia política do grupo Sarney, que há mais de cinco décadas comanda com mão de ferro o mais pobre estado brasileiro, sem que até agora algo tenha sido feito para reverter tal situação.

Como apêndice, o fato de Washington Luiz ter fracassado mostra que Roseana Sarney é mal avaliada pelos maranhenses da capital e que terá problemas políticos pela frente.

08 de outubro de 2012
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário