"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 29 de março de 2013

PEC DAS DOMÉSTICAS DEVE AUMENTAR AÇÕES NA JUSTIÇA

article image
Patrões devem passar a optar por diaristas (Fonte: Reprodução/Estadão)

Especialista diz que nova lei também deve 'irritar' a classe média
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o especialista em relações do trabalho e recursos humanos José Pastore diz que a PEC das domésticas deve contribuir para o aumento de ações trabalhistas contra os empregadores, além de “irritar” a classe média.
 
Leia também: Senado aprova PEC das domésticas

Ainda de acordo com o especialista, a nova lei que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos também deve aumentar a pressão pela contratação com carteira assinada.

O aumento das despesas, principalmente por causa do pagamento de horas extras, pode levar muitos patrões a optarem por diaristas e horistas, ao invés de manterem uma empregada fixa.

"Os homens terão de ajudar mais em casa. As creches e outros apoios terão de aumentar. Os aparelhos domésticos terão de inovar", ressalta o especialista.
‘Revolta’ da classe média
Pastore diz ainda que a nova lei "pode se transformar em uma verdadeira revolta das mulheres que precisam das domésticas para desenvolver suas atividades profissionais [...]

Não sei quem será alvo dessa irritação ou revolta: os parlamentares ou Dilma, que pode ganhar alguns votos das domésticas, mas perder muitos das patroas".

O especialista lembra também que a migração para outras profissões diminui a oferta de mão de obra no mercado, pressionando ainda mais os salários.
 
Fontes:
Folha de S.Paulo - Ações trabalhistas devem aumentar com lei das domésticas, diz especialista
29 de março de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário