"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 29 de junho de 2013

VALORIZAÇÃO REAL


Por qual motivo temos que acelerar tanto as coisas? Seria melhor esperar os fatos e fenômenos acontecerem naturalmente na sua devida ordem hierárquica e cronológica.
 
As pessoas perderam a noção do verdadeiro sentido da palavra “valor”. Não importa mais o quanto você deseja desde que seja recompensado em seguida.
 
Segundo o dicionário, o sentido de valor comentado neste texto refere-se ao caráter dos seres pelo qual são mais ou menos desejados ou estimados por uma pessoa ou grupo.
 
Por isso tem tanta gente querendo acelerar seus quinze minutos de fama profetizados por Andy Warhol. O importante não é o valor financeiro senão o valor da exposição. Sempre visando uma exposição com retorno financeiro imediato.
 
Mas isso pode ocorrer em vários níveis. Na escola sempre tem aquele indivíduo que força para obter a atenção dos outros. No trabalho não é muito diferente. Numa festa ou reunião de pessoas, muitas vezes há a disputa por quem é o mais palhaço.
 
Essa metralhadora de purpurina e colares de melancia são necessários mesmo?
 
Então, o valor de alguém está relacionado ao quanto ele consegue chamar a atenção em contraponto daquele que faz questão de exercitar suas virtudes e competências inatas.
 
Um belo traseiro uma hora despenca. A sabedoria e a experiência só tendem a aumentar.
Desta maneira, em nossa sociedade, o falso valor está naquele que diz saber. Por outro lado, aquele que sabe é o que esperou o gelo derreter. No final das contas, bebe mais numa temperatura adequada para acalmar a sede.
 
29 de junho de 2013
Fabrizio Albuja é Jornalista e Professor Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário