“Jesus se une a tantos jovens que perderam sua confiança nas instituições políticas, porque veem egoísmo e corrupção, ou que perderam sua fé na Igreja e até em Deus, pela incoerência dos cristãos e dos ministros do Evangelho”, acrescentou o Papa, no encerramento da representação da Via-Crúcis, e não podemos esquecer.
Porém, a mensagem mais importante, a ser eternamente lembrada, foi na quinta-feira, em discurso pronunciado na comunidade de Varginha, no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro.
SOLIDARIEDADE
Confiram a consistência dos ensinamentos do Papa Francisco:
O povo brasileiro, sobretudo as pessoas mais simples, pode dar para o mundo uma grande lição de solidariedade, que é uma palavra frequentemente esquecida ou silenciada, porque é incômoda.
Queria lançar um apelo a todos os que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social: Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo! Cada um, na medida das próprias possibilidades e responsabilidades, saiba dar a sua contribuição para acabar com tantas injustiças sociais!
Não é a cultura do egoísmo, do individualismo, que frequentemente regula a nossa sociedade, aquela que constrói e conduz a um mundo mais habitável, mas sim a cultura da solidariedade; ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão. Quero encorajar os esforços que a sociedade brasileira tem feito para integrar todas as partes do seu corpo, incluindo as mais sofridas e necessitadas, através do combate à fome e à miséria.
Nenhum esforço de “pacificação” será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa à margem, que abandona na periferia parte de si mesma. “Não deixemos entrar no nosso coração a cultura do descartável. Não deixemos entrar no nosso coração a cultura do descartável, porque nós somos irmãos, ninguém é descartável”.
Uma sociedade assim simplesmente empobrece a si mesma; antes, perde algo de essencial para si mesma. Lembremo-nos sempre: somente quando se é capaz de compartilhar é que se enriquece de verdade; tudo aquilo que se compartilha se multiplica!
A medida da grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como esta trata os mais necessitados, quem não tem outra coisa senão a sua pobreza!
###
Vamos ter muita saudade de Francisco, não há dúvida. Destina-se a ser o Papa mais importante da Idade Moderna, um líder religioso verdadeiramente ecumênico, que respeita as outras religiões e sonha em concretizar seu “Evangelho Social”, reaproximando a Igreja aos mais necessitados, a parte principal de seu programa de governo para o pontificado.
Mas o Papa Francisco prometeu voltar em 2017. Que assim seja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário