"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 23 de julho de 2013

POLICIAL FOI ATINGIDO POR COQUETEL MOLOTOV, E OS PRESOS NA MANIFESTAÇÃO NÃO ERAM JORNALISTAS


Coquetel molotov atinge policial perto do Palácio Guanabara Foto: Victor R. Caivano / AP

Deu no site G1 que os dois “jornalistas” que foram presos na manifestação na verdade eram apenas  arruaceiros que incentivavam a violência do protesto diante do Palácio Guanabara, onde um soldado da PM foi atingido por um coquetel molotov, como se vê na foto de O Globo.

A Polícia Militar informou que cinco pessoas foram presas no protesto ocorrido nas proximidades do Palácio Guanabara. A PM explicou que um foi preso por desacato, três por porte de coquetéis molotov e um por atirar pedras em policiais.

Mas não houve jornalistas presos. O que aconteceu foi que dois manifestantes do grupo Mídia Ninja estavam “transmitindo” para a internet o protesto, ao vivo. A  prisão de um desses integrantes do Mídia Ninja foi vista ao vivo na transmissão do coletivo na internet.

A PM confirmou, em seu Twitter oficial, que esses dois integrantes do grupo que estavam transmitindo ao vivo o protesto foram detidos, levados à 9ª Delegacia e depois liberados. De acordo com a corporação, eles estavam incitando a violência.

E a PM exibiu foto (abaixo) dos coquetéis molotov apreendidos com os arruaceiros.
Em seu canal oficial no Twitter, o coletivo Mídia Ninja confirmou que um dos detidos “trabalha” para o grupo.



23 de julho de 2013
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário