Pesquisadores visitarão 80.000 domicílios a partir desta segunda-feira. Em 25% das residências selecionadas, moradores terão sangue e medidas coletados
Exames: pesquisa do IBGE vai percorrer 80.000 domicílios (Thinkstock)
A partir desta segunda-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde iniciam uma investigação detalhada sobre a saúde da população, com visitas a 80.000 domicílios e coleta de dados em um detalhamento ainda inédito no país.
Estão previstos, por exemplo, testes de sorologia para dengue – que identifica se o indivíduo teve a doença e que tipo de vírus causou a enfermidade – e exames de sangue e urina, além de questionários e de registro de medidas de peso e circunferência abdominal.
Pela primeira vez um estudo desse tipo se dedica exclusivamente à saúde dos brasileiros. Questionários com partes elaboradas para diagnosticar características da população já foram aplicados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) em anos anteriores, mas aplicados combinados a outras questões.
Os trabalhos de campo começam nesta segunda-feira em São Paulo. O detalhamento da pesquisa, com coleta de amostras de sangue e uma entrevista que pode durar até 90 minutos para um dos moradores do domicílio, será aplicado a 25% dos domicílios.
O objetivo do estudo é fornecer ao Ministério da Saúde informações que possam orientar as políticas públicas, identificando também tendências que reflitam hábitos de alimentação, medicina preventiva, cobertura dos sistemas público e privado e o acesso a cada tipo de atendimento médico.
As residências para pesquisa serão escolhidas por um sistema informatizado do IBGE. Uma vez no endereço indicado, os pesquisadores precisarão, primeiro, convencer os moradores a receber a pesquisa e dedicar tempo às entrevistas. Os 25% que forem selecionados para a pesquisa detalhada receberão, como retorno, os exames detalhados – uma espécie de check-up completo de saúde.
12 de agosto de 2013
Pâmela Oliveira, do Rio de Janeiro
Pesquisa do IBGE confirma que obesidade é epidemia no Brasil
Brasileiro consome menos frutas e legumes do que o ideal
Dieta do brasileiro é carente de vitamina - e abusa do sódio
Brasileiro com maior renda come menos arroz e feijão
Nenhum comentário:
Postar um comentário