"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 30 de junho de 2012

CÉSAR MAIA DEITA E ROLA COM AS MARACUTAIAS DO PREFEITO EDUARDO PAES, NO RIO

Como se sabe, o ex-prefeito Cesar Maia lançou o filho, deputado federal Rodrigo Maia (DEM) para prefeito do Rio, tendo como companheira de chapa a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR), filha dos ex-governadores Anthony e Rosinha.

Para alavancar a candidatura dos dois jovens, Cesar Maia usa seu ex-blog e denuncia as múltiplas negociatas do atual prefeito Eduardo Paes. Uma delas é a obra do túnel da Grota Funda-Transoeste, que registra uma desmesurada diferença de valores entre 2004 e 2012.
Confira abaixo a denúncia de Cesar Maia, que também não é flor que se cheire:

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UMA DIFERENÇA DE 600 MILHÕES

Cesar Maia

1. A prefeitura do Rio licitou, sob regime de concessão, em 2000, o Túnel da Grota Funda, assim como as suas saídas/entradas, incluindo passarelas viadutos… O concessionário desistiu em função da crise. Em março de 2004 se fez a atualização para se reavaliar a oportunidade de nova licitação sem pedágio.

2. O valor orçado da obra seria 129 milhões de reais. Atualizados para 2012 seriam 207 milhões de reais. Incluiria, além do Túnel Galeria Guaratiba/Recreio (4 faixas), a Duplicação do Canal de Sernambetiba-Est. do Portinho, 3 passarelas para pedestres, Ponte sobre o Canal de Sernambetiba, Viadutos Est. do Pontal (1) / Est. Barra de Guaratiba (2), Acesso lateral à Embrapa, Viadutos Est. da Matriz, Est. Do Pontal, Ponte Rio Portinho, Duplicação Est. do Rio Portinho/ Est. da Matriz.

3. Era um projeto mais completo para o entorno do Túnel. A diferença é que a Transoeste, agora, alarga a Av. D. João VI (ex-Av. das Américas) em direção à Santa Cruz e inclui –ainda por fazer- uma entrada nova para Campo Grande. Quanto essa ampliação/alargamento de acesso, deveria ter custado?

4. O fato é que em vez dos 207 milhões de reais, a obra está custando mais de 800 milhões de reais. Será que esta ampliação simples de alargamento e pontos de ônibus explicam 600 milhões de reais?
5. Na época, a decisão não foi tomada em função do impacto sobre a Barra-Lagoa antes da construção do Metrô-Linha 4, que a prefeitura se dispôs a assumir. O concessionário da Linha 4, na época, não aceitou receber por etapa de obra medida.

30 de junho de 2012
Carlos Newton

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