"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 18 de junho de 2012

"PRAGMÁTICOS" DO PT ESTÃO TORCENDO PARA ERUNDINA REALMENTE CAIR FORA.

A marquetagem acha que ela vai dar trabalho; Lula foi alertado para risco de curto-circuito. Entre Erundina e Maluf, escolheu Maluf

Acabo de saber de um troço asqueroso. Há petistas vibrando com a hipótese de Erundina realmente cair fora da aliança. Antes que trate disso, uma pequena nota à margem.

Não, queridos, eu não concordo com a tese de que o PT, em processo de degradação, acabou no colo de Maluf em São Paulo, como se o partido tivesse tido algum dia alguma moralidade muito superior a essa. Eu estou entre aqueles que consideram que Maluf, em muitos aspectos, é até menos nefasto do que o PT.
No encontro dos dois, quem tem mais reputação a perder, por incrível que possa parecer, ainda é o ex-governador. Já expliquei por quê. O seu método de fazer “aquelas coisas” vai morrer com ele. Já o método petista se transformou numa doença que tomou o sistema. Maluf, por si, é um mal de curta duração. O outro ficará entranhado na política por décadas e é uma condenação ao atraso. Adiante.

A ala que se quer “pragmática” no PT esta torcendo para Luiza Erundina não voltar atrás e realmente recusar a vaga de vice no partido. Acham que ela mais tira do que dá votos. Houve grande insatisfação com suas entrevistas no fim de semana. Acham que ela conferiu um corte ideológico à chapa, mais identificado com a esquerda, que atrapalha a construção da imagem de Haddad.

Sim, senhores! Os feiticeiros petistas da “marquetologia” consideram o nome de Erundina um erro. Avaliam que ela traz consigo a memória de um PT excludente, avesso à classe média. Assim, o comando do petismo sabia que havia o risco de ela estrilar com os salamaleques todos feitos a Paulo Maluf. Na verdade, contavam com isso. O petismo já havia feito chegar a Erundina a sua insatisfação com aquele discurso no dia em que aceitou ser vice. Ela não gostou da abordagem, mas ainda tentou conciliar.

Sim, senhores! Esses grandes pensadores do “socialismo” estavam e estão inconformados com a presença da “socialista” Erundina na chapa. Lula foi alertado para o risco de curto-circuito e fez uma escolha: Maluf!

18 de junho de 2012
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário