"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 18 de agosto de 2012

PT, UMA ESTRELA CADENTE...

PT preocupado com derrotas em Fortaleza, Salvador e Recife
 

Em Salvador, ACM Neto está disparado nas intenções de voto, enquanto o candidato do PT não sai do chão.

PT comemora subida de Haddad, mas Nordeste e BH preocupam. Partido teme perder em cidades que hoje administra, como Fortaleza e Recife

A série de pesquisas do Ibope desta semana traz várias notícias ruins para o PT, mas os petistas apostam que a boa, em São Paulo, pode redimir as demais. Na maior cidade do país, o partido viu enfim seu candidato, Fernando Haddad, sair do imobilismo nas pesquisas e se consolidar na terceira colocação, chegando a 9% das intenções de voto, ante os 6% de duas semanas atrás. Já no resto do país, a situação do PT é delicada.
 
Os casos que mais preocupam a direção nacional do partido são os de Recife e Fortaleza, cidades hoje governadas pelo partido e nas quais o risco de derrota é real.

Em São Paulo, embora Haddad esteja distante dos que lideram a disputa, a leitura positiva do PT é que, enquanto ele sobe, seu principal adversário, José Serra (PSDB), mantém os mesmos 26% da pesquisa anterior, com projeções de segundo turno indicando que pode perder para Celso Russomanno (PRB), com os mesmos 26%. O PT aposta no alto índice de rejeição de Serra, 37%. Haddad tem 14% de rejeição.

— O dado relevante é a subida de Haddad. É um sinal de que tem chance de haver segundo turno entreo Russomanno e Haddad, sem o Serra. A Marta (Suplicy), no auge de sua rejeição, tinha 35%. Na hora em que Haddad se consolidar como candidato do Lula e do PT ,chegará facilmente a 25% e estará no segundo turno — acredita o vice-presidente nacional do PT, José Guimarães.

Lula seria “diferencial para vencer”

Guimarães não tem o que comemorar, porém, em sua terra, Fortaleza. A prefeita petista Luiziane Lins enfrenta alta rejeição, e seu candidato, Elmano de Freitas, está em sexto, com 6% das intenções de voto. A disputa é liderada por Moroni Torgan (DEM), com 31%. O senador Inácio Arruda (PCdoB) está em segundo, com 13%.

— A direção nacional precisa levar o ex-presidente Lula a Fortaleza, Recife e Salvador. Será o diferencial para vencer — afirma Guimarães.

Em Recife, o senador Humberto Costa (PT) se mantém na liderança, mas vem perdendo a vantagem. Há um mês, tinha 40%, contra 20% de Mendonça Filho (DEM) e 5% do candidato do governador Eduardo Campos, Geraldo Júlio (PSB). Agora, o petista caiu para 32%, e Mendonça, para 16%. Geraldo Júlio alcançou 16%.

A situação preocupa o PT em Belo Horizonte, onde o prefeito Márcio Lacerda (PSB) mantém o dobro de intenções de voto de Patrus Ananias, 46% a 23%. A expectativa é que Patrus possa subir com Lula e Dilma na propaganda eleitoral. Ontem, vereadores da capital mineira protocolaram acusação no Ministério Público Eleitoral contra o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por improbidade administrativa ao falar de recursos do governo federal para Belo Horizonte numa eventual gestão de Patrus.

18 de agosto de 2012
 Paulo Celso Pereira - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário