"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

POR QUE NÃO ENTENDEM QUE O BLOG DA TRIBUNA É UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO?

 

Não tenho procuração para defender a Tribuna da Imprensa, até porque o Blog não precisa disso. Mas é interessante registrar que alguns comentaristas ficam furiosos com certos artigos que são publicados aqui, quando os seus ídolos são denunciados. Ora, será que ainda não entenderam que isso aqui é um espaço democrático?

É tão democrático que a editoria permite-nos o contraditório sem nenhuma burocracia, ao contrário da maioria dos sites e blogs. Democracia é a convivência dos contrários, desde que haja respeito mútuo. Eu sei que dizer isso para determinadas pessoas é mesmo que colocar água num balaio, principalmente se forem pessoas já contaminadas pela epidemia da “marxismonite aguda”, que, lamento dizer, não tem doutor que dê jeito.

Percebam que algumas pessoas querem uma mídia subserviente aos seus caprichos, que só rasguem elogios aos seus ídolos, por mais corruptos que sejam. Criticar esses “deuses” é uma afronta, é próprio do Partido da Imprensa Golpista.

Também não tenho procuração para defender a revista Veja, porque não pertenço aos seus quadros, mas acho uma incoerência de certas pessoas criticá-la por denunciar o que três Procuradores da República chamaram de “O maior escândalo de corrupção da história do Brasil”.
Será que os Procuradores também pertenceriam ao tal “PIG”? E o que dizer dos Ministros do STF que agora estão condenando os réus desse escândalo?

Esquecem-se essas pessoas que a mesma revista Veja denunciou em diversas edições – é só rever os arquivos – o que o PT quando era oposição alardeou como sendo os escândalos do governo Collor – um governo de direita, hoje pertencente à tropa de choque do PT, que defende com unhas e dentes este governo. É fácil entender por que o PT e seus asseclas querem empurrar e goela abaixo, rasgando a Constituição, o tal Marco Regulatório da Comunicação.

O que as pessoas sensatas querem é uma imprensa livre, que possa denunciar as falcatruas de um partido seja ele de esquerda, centro, direita, de cima, de baixo, seja lá o que for.



NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG - Agradeço ao Carwal, mas faço um pequeno reparo a seu texto. Notei que ele cometeu um ato falho, ao se referir aos marxistas. Por que os marxistas não podem expressar suas opiniões? É importante que o façam, especialmente porque jamais o marxismo foi exercido como sistema de poder.

Para início de conversa, para existir marxismo é necessário haver imprensa livre. Portanto, o marxismo ainda é um sistema meramente teórico, jamais testado na prática.
Podemos raciocinar sobre ele, pelo menos na teoria.
É um exercício intelectual interessante. Marxismo não é sinônimo de stalinismo, maoismo ou fidelismo.
Pensar assim seria uma descortesia a dois idealistas como Marx e Engels. Se eles tivessem renascido na Rússia, na China ou em Cuba, seriam dissidentes, sema menor dúvida.
O marxismo deles era muito diferente. Enquanto existir desigualdade social, com a miséria absoluta convivendo coma riqueza total, o marxismo há de existir, seja lá sob que denominação for. (C.N.)

19 de setembro de 2012
Charles Carwal

Nenhum comentário:

Postar um comentário