"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PARA 76% HÁ CORRUPÇÃO NAS OBRAS DA COPA

Pesquisa do Datafolha mostra, contudo, que 90% das pessoas consideram que o mundial será importante para o país

Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, setembro de 2012
Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, setembro de 2012 (Daniel Basil/ME/Portal da Copa)

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Datafolha aponta que 76% dos brasileiros acreditam que existe corrupção nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Apesar dessa convicção, 90% das pessoas consultadas pelo Datafolha consideraram que a realização do Mundial será "importante" para o país.

No entanto, somente 50% declararam ter "muito" interesse pessoal na competição. Para 28% dos indagados só interessa "um pouco" o evento, enquanto outros 22% declararam não ter interesse algum. Menor é ainda o interesse dos brasileiros pela Copa das Confederações. Nesse caso, só 32% demonstraram 'muito interesse', 34% disseram estar 'um pouco' interessados e 35% afirmaram ter absoluta apatia em relação à competição.

O Datafolha também perguntou sobre os aspectos da organização do Mundial que mais preocupam os brasileiros e 60% dos consultados citaram em primeiro lugar a insegurança nas ruas.

A pesquisa foi realizada no último dia 13 de dezembro e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais. Ao todo, foram consultadas 2.588 pessoas de 160 municípios.

26 de dezembro de 2012
Veja Online
(Com Agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário