"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

LULA DEVE SER CONVIDADO A PRESTAR ESCLARECIMENTOS SOBRE O ROSEGATE NO COMEÇO DE FEVEREIRO, E OUTRAS NOTAS PERTINENTES

 

No começo de fevereiro, Luiz Inácio Lula da Silva será convidado a prestar os tão aguardados e devidos esclarecimentos sobre a atuação de sua melhor amiga e apadrinhada Rosemary Nóvoa Noronha na chefia do gabinete da Presidência da República em São Paulo. Claro que Lula vai alegar que nada sabia e nem tinha nada a ver com negócios escusos que levaram Rosemary a ser indiciada por formação de quadrilha, falsidade ideológica, tráfico de influência e corrupção ativa na Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.

Embora não tenha mais foro privilegiado e nem seja mais formalmente uma autoridade, mas apenas um cidadão com direitos e deveres como outro qualquer, Lula terá tratamento privilegiado na tomada de depoimento pelo Ministério Público Federal. Já começa pelo termo “convidado” – e não convocado ou intimado a depor. Alem disso, a conversa com Lula poderá acontecer em ambiente fora do Judiciário e, com certeza e de preferência, bem longe do conhecimento da imprensa.

Lula deverá ser ouvido em casa, em São Bernardo do Campo, na sede do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ou em qualquer outro lugar que lhe seja conveniente. Todo mundo sabe que “tio” Lula tem tudo a dizer, mas que tranquilamente nada dirá que o comprometa ou crie ainda mais problemas para a “pequena” Rose. O estranho e indevido silêncio público de Lula sobre o Rosegate é um dos maiores erros estratégicos cometidos pelo ex-Presidente. Evidência de que o escândalo lhe causa, no mínimo, tensão.

Rose está blindada e bem defendida por uma equipe de três advogados coordenados pelo ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. A (ex-) mulher de confiança de Lula – que estaria estressada e temendo assédios desde 23 de novembro – até conseguiu uma permissão especial para entrar e sair pela garagem do Fórum Federal Criminal, sem ser vista pela imprensa, sempre que for prestar depoimentos ou apenas se apresentar à juíza Adriana Zanetti, da 5.ª Vara Federal Criminal. A próxima visita discreta de Rose ao Tribunal seria no dia 4 de fevereiro.

Pelos altos figurões envolvidos e pela complexa dinâmica do sistema criminoso de compra e vendas de pareceres ou tráficos de influência cometidos por servidores em cargos de confiança federais, o processo da Operação Porto Seguro tem tudo para andar com a mesma lentidão do escândalo do Mensalão. Como, em princípio, não há potenciais réus com direito a foro privilegiado, o caso deve tartarugar na burocracia da Justiça Federal, a partir da primeira instância. Mas isto também deve beneficiar os acusados, que ganharão tempo entre um julgamentos na Vara Federal e os infindáveis recursos no STJ ou no STF, até o famoso “transitado em julgado” que pode levar algum culpado para a cadeia.

Uma eventual prisão da melhor amiga de Lula sequer foi cogitada. Desde a primeira hora da Operação Porto Seguro, ela foi claramente poupada. Apenas foi acordada por policiais federais e agentes da Agência Brasileira de Inteligência em 23 de novembro. Também sofreu o desgaste de exposição de sua imagem, da filha e do ex-marido com o escândalo. De resto, está blindada pelo mesmo esquema de poder que sempre protegeu o bem amado Lula da Silva.

Por isso, a não ser que existam poderosos interesses em prejudicar Lula da Silva, o Rosegate tem tudo para se transformar em um dos maiores casos de impunidade – entre os muitos já antes vistos – na História da republiqueta sindicalista brasileira.


General censurado

Reclamação do General de Divisão na Reserva, Luiz Eduardo da Rocha Paiva, a amigos militares:

Não consigo mais ter meus textos aceitos e publicados na mídia, como acontecia até janeiro de 2011”.

Pois é, General: quem tenta falar a verdade ou levar temas sérios e relevantes para discussão pública não é bem tratado na República Sindicalista do Brasil...
Por isso, como de costume, o Alerta Total publica mais um texto do patriota Rocha Paiva:
 
 A Amazônia e a “Marcha da Insensatez” – III

Triste resumo

Comentário exato de um leitor anônimo sobre o artigo “O caminho aberto para anomia”, escrito pelo médico Ronaldo Fontes, publicado ontem aqui no Alerta Total:

É desalentador o quadro social a que chegamos. A mais grave é que a parte mais esclarecida do nosso povo assiste pasma o desmoronamento das instituições. Leis, escolas, casas legislativas, segurança, justiça, etc., tudo rolando ladeira abaixo. Assiste-se a formação de uma juventude degradada pelas drogas e crianças armadas chefiando quadrilhas. Os chamados homens públicos comportando-se cinicamente ante seus atos desvendados, embolsando fortunas inimagináveis, totalmente indiferentes às leis e garantidos na impunidade perante uma justiça capenga. Tudo ocorrendo sob o olhar indiferente de um governo incompetente e mentiroso.”

Os brasileiros esclarecidos conseguem perceber perfeitamente a nossa completa falência múltipla de órgãos institucionais, mas falta ainda uma ação integrada, focada em projeto de nação para o Brasil, para solucionar tantos problemas em evidência...


Aposentados protestando

Neste 24 de janeiro, considerado o dia da criação da Previdência Social, é celebrado o Dia Nacional dos Aposentados.

O SINTRAJUD, em conjunto com o SINSPREV (Sindicato dos Servidores da Saúde, Previdência e Assistência Social) e com o SINDSEF (Sindicato dos Servidores dos Órgãos do Poder Executivo), está organizando Ato em defesa dos direitos dos Aposentados e Pensionistas.

O ato será realizado a partir das 10h na Av. Paulista, partindo do MASP e indo até o TRF-3.


Dil-mané?

Se fosse vivo, e vivo era, o saudoso craque Mané Garrincha, repetiria para a Presidenta Dilma Rousseff seu histórico comentário feito ao técnico Neném Prancha que lhe ordenara uma sequência programada de dribles a um zagueiro:

A senhora combinou com os adversários?”.

Pois assim reagiria o Mané diante da notícia do Valor Econômico: “Dilma reage a especulações e afirma que seu mandato é de oito anos”.

Será que ela esqueceu que em 2014 precisa acontecer uma eleição, com a vitória dela, para haver a tal continuidade prevista, ou será que a Presidenta anda sofrendo da mortal síndrome de Chávez-Maduro na Venezuela, onde a Justiça decidiu que o mandato presidencial só acaba em 31 de fevereiro?


Real ou teatrinho

Que existem rusgas entre a Presidenta Dilma Rousseff e o ex-Presimente Lula da Silva todo mundo sabe.

O que não se tem certeza é se a bronca recíproca é mesmo para valer.

Ou se tudo não passa de mais uma encenação do teatrinho do João Minhoca, nos bastidores do poder, para um se descolar dos problemas do outro, seja com a má gestão da economia ou com a Justiça...


Que alívio...



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

24 de janeiro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário