No final desta semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completará três meses fugindo dos jornalistas, sem dar entrevistas.
O silêncio do prócer do PT começou dia 23 de novembro, quando a Polícia Federal desfechou a Operação Porto Seguro, desbaratando uma quadrilha que funcionava em agências reguladoras, e havia ligações diretas com a própria Presidência da República, através de Rosemary Noronha, chefe de Gabinete em São Paulo, nomeada por Lula, que criou o cargo exclusivamente para agradá-la.
Desde então, o ex-presidente está na muda, os jornalistas não conseguem entrevistá-lo. Para amaciar as coisas, o Instituto Lula está sempre anunciando que o fundador do PT se prepara para percorrer o país em nova campanha cívica, que ninguém sabe se é para fortalecer a candidatura da presidente Dilma Rousseff ou se é para lançar a candidatura dele mesmo. Mas nunca é marcada a data do início das viagens. Como sair pelo país em campanha, se ele está fugindo dos jornalistas?
FESTA DO PT
Hoje, acompanhado da presidente Dilma Rousseff e do ex-ministro José Dirceu, Lula será a grande atração da festa que comemora mais um aniversário do PT e os dez anos no poder.
O megaevento, intitulado “10 Anos de Governo Popular e Democrático do PT”, começa às 18 horas no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo. O primeiro companheiro vai discursar, claro. A presidente Dilma, também, mas a palavra não será concedida a Dirceu, que só agora começa a ser marginalizado dentro do partido, vejam a que situação chegaram.
A grande dúvida é saber como Lula se comportará. Fará seu pronunciamento e depois participará normalmente da festa, permitindo ser abordado pelos jornalistas? Ou continuará saindo pelos fundos, cercado por um batalhão de seguranças? Como se sabe, o luxuoso Holiday Inn também tem lavanderia no térreo, e Lula já acumula experiência internacional em escapar da imprensa pelas áreas de serviço dos hotéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário