WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu cancelar uma reunião com o presidente Vladimir Putin em setembro, em Moscou, refletindo o mal-estar entre os países após o governo russo ter concedido asilo político ao ex-técnico da CIA Edward Snowden. Segundo as agências internacionais, Obama também teria influenciado pela falta de acordo entre Washington e Moscou sobre temas-chave como direitos humanos e desarmamento nuclear.
- Há momentos em que eles voltam ao pensamento da Guerra Fria e uma mentalidade da Guerra Fria - criticou Obama no programa “The Tonight Show”, da emissora NBC.
A medida levou a Casa Branca a reconsiderar os planos de viagem de Obama. No lugar da visita à capital russa, Obama viajará à Suécia no início de setembro, em um itinerário que o levará a São Petersburgo, na Rússia, onde participará da cúpula do G-20 nos dias 5 e 6 do mesmo mês.
Snowden, ex-analista de sistemas da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana, é acusado de vazar detalhes sobre os programas de vigilância altamente secretos do governo. Ele passou várias semanas na zona de trânsito do aeroporto de Moscou, antes de receber asilo político por um ano.
07 de agosto de 2013
O Globo com agências internacionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário