Um grupo internacional de arqueólogos descobriu outro monumento cerimonial nos arredores dos monólitos de Stonehenge, no sudoeste da Inglaterra, aumentando ainda mais os mistérios sobre o local, divulgou a imprensa britânica nesta quinta-feira.
Stonehenge é um grupo de pedras milenares pesando toneladas dispostas em círculos. Acredita-se que era usado por antigas civilizações e supostamente em celebrações religiosas, mas até hoje sua função é discutida. Teria sido concluído por volta de 2000 a.C.
Este segundo monumento, uma fundação circular que sustentava uma estrutura de madeira, foi descoberto a 900 m a noroeste do grupo de pedras conhecido. Foi encontrado durante um projeto para traçar o mapa do entorno de Stonehenge, que deve durar três anos.
A imagem computadorizada mostra que, em vez de pedras, os limites do círculo teriam sido demarcados com postes de madeira
Os arqueólogos envolvidos, dentre eles britânicos, austríacos, alemães, noruegueses e suecos, disseram que este achado é “incrível”. “(Este novo monumento) mudará a perspectiva da paisagem que rodeia Stonehenge”, disse Vince Gaffney, da Universidade de Birmingham.
Gaffney declarou que a população considera a construção neolítica, Patrimônio da Humanidade, como um monumento de “suprema importância” por ser o único na região.
O novo achado pode ajudar a contextualizar o emblemático monumento de pedra, já que os arqueólogos perceberam que Stonehenge compartilhava as atenções, durante o neolítico, com outra construção cerimonial que, inclusive, tinha a mesma forma e disposição.
Segundo os pesquisadores, os restos do antigo monumento demonstram que 24 obeliscos de madeira de aproximadamente 75 cm de diâmetro formavam um círculo de 25 m de diâmetro no local.
Esta construção poderia ser um “espelho” de outra parecida que também foi descoberta nos arredores de Stonehenge, a 1,3 km ao sudeste, e que os arqueólogos já conheciam.
Os três monumentos estariam mais ou menos alinhados e formariam uma composição ainda mais complexa e cujo significado continua sendo um mistério.
Postado por Karina
22, julho, 2010
Um painel político do momento histórico em que vivem o país e o mundo. Pretende ser um observatório dos principais acontecimentos que dominam o cenário político nacional e internacional, e um canal de denúncias da corrupção e da violência, que afrontam a cidadania. Este não é um blog partidário, visto que partidos não representam idéias, mas interesses de grupos, e servem apenas para encobrir o oportunismo político de bandidos. Não obstante, seguimos o caminho da direita. Semitam rectam.
"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)
"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário