"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 19 de fevereiro de 2012

OS INVASORES DA SINAGOGA NÃO FORAM IDENTIFICADOS ATÉ AGORA

SINAGOGA INVADIDA NA CAPITAL DA VENEZUELA

Um grupo de pessoas invadiu a sinagoga Beth Abraham, localizada em La Florida, em Caracas, a capital da Venezuela, segundo denunciou o presidente da Associação Israelita da Venezuela, Salomon Cohen. Os desconhecidos - segundo Cohen - invadiram o templlo, localizado na rua Apamares, após romper o cadeado da cerca, e colocaram outro.

Ao tratar de dialogar com os invasores, esses alegaram ter documentos que justificam a tomada da Sinagora, demonstrando atitude de calma, revelou o Rabino.

Autoridades se encontram no local negociando a desocupação da sinagora. Do site

Autoridades se encuentran en el sitio mediando para lograr el desalojo de la sinagoga. (Do site venezuela Últimas Notícias)

ANTI-SEMITISMO, ELEIÇÃO VENEZUELA
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS REAGEM À ESCALADA ANTI-SEMITA DESENCADEADA POR HUGO CHÁVEZ


Artigo anti-semita no site da Rádio estatal de Chávez

Duas proeminentes organizações judias nos Estados Unidos condenam os ataques anti-semitas de partidários do caudilho Hugo Chávez contra o candidato da oposição Henrique Capriles.

Depois de arrasar nas eleições primárias do último domingo e converter-se no candidadto que disputará o pleito presidencial de outubro contra Chávez, endureceram os ataques contra o jovem governador do segundo Estado mais populoso do país, Miranda, e inclusive chegaram a chamá-lo de "nazista".
Um perfil publicado na web da emissora estatal Rádio Nacional da Venezuela, descreveu Capriles como "sionista", enquanto que durante a semana um apresentador da televisão estatal o acusou de homossexual e até veiculou uma caricatura mostrando o candidato oposicionista com roupa íntima rosa e uma suástica (o símbolo do nazismo) no braço.

"Como temos visto no passado, o flagrante e presistente anti-semitismo é usado pelo presidente Hugo Chávez e seu aparato governamental como um instrumento da divisão política e os judeus como bodes expiatórios", disse Abraham Foxman, diretor da Liga Anti-difamação (ADL na sua sigla em inglês) com sede em New York.

Por sua vez, o Centro Simon Wiesenthal em um comunicado exortou o caudilho Hugo Chávez "a por fim a esta campanha que seguramente se tornará mais ameaçadora `a medida que se aproximem as eleições". "Chávez detém a máxima responsabilidade pelos meios estatais e pode, pessoalmente, deter suas diatribes, nem caso, através de sua condenação pública", acrescentou.

O perfil de Capriles publicado pela Rádio Nacional e assinado por Adal Hernándes assegura que "em outubro há duas propostas claras para a Venezuela, a da revolução bolivariana "que vem reivindicando a unidade latino-americana e os interesses do povo e a do sionismo internacional que ameaça com a destruída dos planeta que habitamos".

Os ataques contra Capriles não são novos. Em 2008 lhe fizeram as mesmas acusações quando disputou e ganhou o governo de Miranda ante o chavista Diosdado Cabello, um ex-vice-presidente do governo de Chávez e atual presidente da Assembléia Nacional.

Os avós maternos de Capriles chegaram à Venezuela escapando do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. Ao estabelecer-se no país mudaram seu sobrenome e sua religião e seus filhos foram educados no catolicismo.
Apesar de sua ascendência judaica, Capriles professa a religião católica com fervor, sempre usa um rosário de madeira e após ganhar as primárias viajou à concorrida ilha turística Margarita para agradecer à Virgem do Valle, patrona dessa cidade, por haver conseguido vencer as eleições primárias.

"Até de nazista me chamam! Imagine o grau de ignorância", disse Capriles em recente entrevista. Do site Inter American Security Watch - Leia en español

Aluizio Amorim
2/18/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário