"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 16 de junho de 2012

COBREMOS DO GOVERNO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Cotas de CORTE SOCIAL – para ingresso em universidades públicas – são muito mais justas! Compensam, de certa forma, o péssimo ensino público, fundamental e médio, que governos municipais, estaduais e federais oferecem no Brasil inteiro.
E com CORTE SOCIAL automaticamente beneficiam negros, brancos, vermelhos ou amarelos, pobres e egressos de escolas públicas. E de forma proporcional à distribuição – também proporcional – de raças em cada região específica do país.
Em Salvador-BA, por exemplo, muito mais negros seriam beneficiados; já em Curitiba-PR, muitos mais brancos seriam beneficiados, pois representam a maioria entre a população local mais pobre, alvo das supostas cotas sociais.

Mas o caminho seguido por algumas universidades (e seus defensores) são as COTAS RACIAIS, que acabam causando sérias distorções. E este caminho pode até abrir portas para outras situações inusitadas, a médio prazo.
Ou seja, será que logo não surgirão aqueles que vão defender cotas raciais para universidades particulares? Para a tripulação de aeronaves? Para o quadro de profissionais de hospitais? Para a composição da Câmara dos Deputados? Para o elenco de atores das novelas da Globo, Record, SBT e outras?

Cobremos sim, dos governos, a volta da escola pública de qualidade – que já existiu neste Brasil – para que tenhamos sim a construção da verdadeira justiça social.

Isac Mariano Correa Filho
16 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário