"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FOTOGRAFIA É HISTÓRIA

 
                                                        Raposas de Minas
 
Foto
Foto rara essa, dos doutores Tancredo Neves e Magalhães Pinto lado a lado. Foram adversários na política brasileira e particularmente de Minas Gerais – onde ambos nasceram – durante toda a vida.
 
Magalhães foi um dos fundadores da UDN, Tancredo do PSD. Magalhães apoiou o golpe militar de 1964, Tancredo foi contra. Magalhães foi ministro das Relações Exteriores do govern.
 
Já Tancredo, foi ministro da Fazenda de Jango Goulart.
Magalhães entrou para a ARENA, Tancredo ingressou no PMDB. Mas em 1980, com o bipartidarismo, ambos de juntaram para criar o Partido Popular, que teve curta duração.
 
Magalhães não deixou herdeiros políticos, Tancredo deixou o neto Aécio, um dos prováveis candidatos a presidente da República.
 
27 de agosto de 2012
Orlando Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário