"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

UM TORVELINHO DE AZAR ARRASTA HUGO CHÁVEZ, LULA, ZÉ DIRCEU E JOÃO SANTANA


João Santana, o marqueteiro do PT, tenta transformar o velho caudilho Hugo Chávez, num furacão de força jovem.
A bruxa anda solta nos terreiros do Foro de Sao Paulo. De repente uma sucessão de eventos conspiram contra o ex-todo poderoso caudilho Hugo Chávez. Na semana que passou pela primeira vez nos últimos 14 anos de chavismo o candidato da Oposição, o jovem maratonista Henrique Capriles, no furor de seus 40 anos de idade, apareceu liderando a última pesquisa do Instituto Consultores 21.
 
Além de enfrentar o câncer, depois de três cirurgias e uma bateria de quimioterapia e radioterapia, Chávez teve que encontrar forças para ir até Punto Fijo, tentar acalmar a população seriamente atingida - fala-se em 40 mortos - pelas explosões e incêndios gigantescos na Refinaria de Amuay.
 
Seus principais consultores de campanha são Lula e José Dirceu, que, por sua vez, vivem o desassossego do julgamento do mensalão, enquanto marqueteiro da campanha chavista é o baiano João Santana, homem de confiança de Lula e do PT, mas que enfrenta sérios problemas para transformar o candidato de Lula à prefeitura de São Paulo num novo astro da política paulistana. Santana tenta tachar o tucano José Serra, de 70 anos de idade, porém duro na queda, num velho decrépito contrastando com o jovem Haddad, fórmula que por enquanto não pegou.
 
Enquanto isso, na Venezuela, João Santana acaba de transformar o velho caudilho Hugo Chávez, num jovem forte, saudável e que é capaz de jogar basquete, dirigir motos em alta velocidade e curtir baladas dançando rap. Pelo menos esta é a última peça de marketing da campanha chavista que já virou motivo de chacota na Venezuela.
 
Conclusão: a estrela lulística começa a ter seu brilho ofuscado. Lula, Dirceu e Santana, juntamente com Chávez e Haddad vivem o seu inferno astral.
Aqui no Brasil e também na Venezuela.
 
A Dilma tenta passar ao largo, porém achando que seu passado de terrorista é um galardão, acaba sendo arrastada por esse torvelinho de azar que tem tudo para transformar-se num furacão.
Aliás, Hugo Chávez já cancelou inclusive a tal "Cúpula do Câncer".
 
27 de agosto de 2012
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário