"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

TERRORISTAS


Aviso
 
"...Qualquer semelhança com nomes, pessoas, datas, locais, situações, ou circunstâncias, poderá não ter sido mera coincidência..."
 
Você conhece o terrorismo? Certamente, você acha que sim. Mas, na verdade, não conhece.
Por acaso, você conhece a pessoa de algum terrorista, homem-bomba, ou chefe de organização terrorista? Já esteve com eles, tratando e negociando pessoalmente sobre ações terroristas? E sobreviveu? Pois, tendo sobrevivido ao terrorismo, Vando aprendeu muito sobre a própria vida.
 
Um desses valiosos ensinamentos é que terroristas são inteligentíssimos. Outro, é que o mundo só vencerá o terrorismo quando tiver inteligência superior para entendê-los, compreendendo perfeitamente porque terroristas são terroristas. Contudo, para isso, você precisará sobreviver à experiência que Vando viveu.
 
Mas, cuidado! Não faça isso! Primeiro, porque você dificilmente sobreviverá. Segundo, porque se você sobreviver é porque conseguiu compreender o terrorismo perfeitamente. E se você conseguir compreender os terroristas plenamente, é porque você também é inteligentíssimo. E se você for inteligentíssimo.... Bem... Então, sua vida mudará completamente.
 
Como mudou a vida de Vando, que sabe que o país está totalmente despreparado e vulnerável às ações terroristas internacionais, as quais não são deflagradas em território nacional por mera conveniência política das organizações terroristas.
Nesse sentido, o “diletantismo irresponsável” dos serviços de inteligência do país só não o matou, numa de suas ineptas e irresponsáveis operações de contraterrorismo, porque os terroristas descobriram que Vando também é inteligentíssimo.
 
Mesmo desconhecendo as clandestinidades cometidas à sua revelia pelo serviço de inteligência, somente após ter chegado à liderança de uma célula terrorista é que Vando se deu conta que toda a operação era um monumental desastre, decorrente da incompetência e irresponsabilidade criminosa das autoridades governamentais.
 
Desta forma, abandonado à própria sorte, atuando sozinho e operando em território estrangeiro, em local incerto e não sabido, Vando estava ciente que não teria chances de sobreviver, caso fosse descoberto.
 
E foi. Contudo, Vando só veio descobrir que sua identidade havia sido desvelada pelos terroristas tempos depois. Significa que durante todo o período do seu convívio com a célula terrorista em território estrangeiro, sua liderança acabou descobrindo tudo sobre ele: sua identidade, seu serviço secreto, as mentiras que foram criadas e quais eram os reais propósitos da diletante inteligência nacional.
 
Por que Vando sobreviveu?
 
Bem... Não se esqueça que terroristas são inteligentíssimos. E se você conseguir compreendê-los plenamente é porque você também é inteligentíssimo. E se você for inteligentíssimo.... Bem... Então, você saberá porque terroristas são terroristas. E sua vida mudará completamente.
 
17 de setembro de 2012
André Soares
in mujahdin cucaracha
 
Fonte: Inteligência Operacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário