Luiz Inácio Lula da Silva, no período que esteve bastante exposto à observações gerais, demonstrou ser um indivíduo sem qualquer senso de caráter. Ele não tem amigos, tem uma corja de bajuladores servis, que os trata como coisa descartável: usou jogou fora.
Todavia, a parte mais forte de sua doentia personalidade reside na facilidade que tem de aproximar-se e ligar-se a tudo que não presta, seja no Brasil, seja no exterior.
No item proteger o que não presta a atual presidente Dilma Rousseff, vem dado mostras de ser excremento do mesmo urinol que seu inventor.
Esses dias escrevi sobre a amizade e proteção que tem pela sua desonesta amiga Erenice Guerra. (vide C’est la guerre, “Erenice” de 23/10).
Nesse caso Dilma pode alegar que desconhece o que sua ex-colaboradora faz longe de seus olhos, mas o caso que vou relatar, não tem desculpas.
Tratam-se de coisas pouco claras feitas pelo seu mais estreito e querido ministro, o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.
Existiam contra ele dois processo na Comissão de Ética da Presidência da República o de uma sua empresa de consultoria, antes de ele assumir o cargo de ministro; e o fretamento de jatinho para viagem na Europa, quando ele já despachava na Esplanada dos Ministérios.
No outro caso ele fez uso de avião fretado pelo empresário João Dória Júnior, em outubro do ano passado, numa viagem entre a Bulgária, onde Pimentel integrava a comitiva da presidente Dilma Rousseff, e a Itália, quando se reuniu com empresários brasileiros e italianos.
Em junho passado, o então conselheiro Fábio Coutinho havia defendido a aplicação de uma advertência a Pimentel por conta dos negócios de consultoria, voto acompanhado de Marília Muricy. Os dois conselheiros não foram depois reconduzidos ao cargo pela presidente Dilma Rousseff, o que levou ao pedido de renúncia do então presidente da comissão, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Sepúlveda Pertence.
Esses fatos mostram de forma cabal, a conivência de Dilma Rousseff em negócios poucos lícitos.
Está a cada dia mais difícil encontrar alguém ilibado no Partido dos Trabalhadores PT.
24 de outubro de 2012
Giulio Sanmartini
(1) Foto: O primeiro damo, na posse da sua presidenta.
(2) Texto de apoio: Rafael Moraes Moura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário