Geralmente, onde os custos de dirigir são altos, isto é balanceado pelos preços mais baratos dos carros, e vice-versa
A renda real estagnou em muitos países ricos e o orçamento das famílias estão sentindo o impacto. Na Grã-Bretanha o combustível custa 50% mais do que custava em 2007. Mas o preço dos combustíveis é só um dos custos de dirigir um carro; os proprietários também têm de pagar pelo seguro, impostos e serviços das estradas.
Usando dados da Economist Intelligence Unit, nossa empresa-irmã, a tabela abaixo mostra o custo total de comprar um carro de família (uma média entre marcas mais baratas e de ponta) em cidades selecionadas em 2010, e de rodar com ele por três anos.
Os proprietários de carros londrinos podem se surpreender em ver que eles não estão tão piores que os motoristas de muitos outros países ricos.
Geralmente, onde os custos de dirigir são altos, isto é balanceado pelos preços mais baratos dos carros, e vice-versa. Desde 2005-2007, nas cidades onde o custo total de dirigir um carro caiu de fato (notadamente em Amsterdã, Moscou e Xangai) isso se deve amplamente ao fato de os carros serem mais baratos.
É possível que alguns dos maiores preços de compra em cidades de países emergentes como Xangai podem ser atribuídos aos custos de importação para marcas de primeira linha como a Mercedes e a Audi, que costumavam permitir a comparação internacional.
*Texto traduzido e adaptado da Economist por Eduardo Sá
08 de abril de 2013
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