Sem delongas e com a ajuda de londrinos, deixo dez dicas para o novo morador da cidade entender como são as coisas aqui.
10 - Ronaldo aqui é o português
Caro Ronaldo, os britânicos são leais. Como Cristiano jogou pelo Manchester United, ele tem a primazia. Os debochados te chamam de “Ronaldo Gordo”. Não ligue. Com o tempo eles aprendem. Os respeitosos ainda te chamam de “Originaldo”.
9 - Festas em casa
A noite da cidade é fraquinha. Muitos começam a beber às 17h e param às 23. Alguns arriscam uns clubes onde o clima é mais pesado. Raramente passam das 3 da manhã. Os londrinos preferem ir ao bar e depois festejar em casa. Espaço não será problema para você.
8 - Evite o inverno
O mais frio março em 50 anos. A primeira vez em décadas com neve em abril. Londres não é a capital mais fria da Europa, mas quem tem o Brasil como alternativa não pode hesitar. Nem se compara com sua Madri ou com Milão, onde você já jogou. Parece mais a gelada Holanda -- só que sem as moças bonitas.
7 - Peça desculpas
Não importa se não é sua culpa. Se alguém pisa no seu pé, você pede desculpas. O pisador também. Quem estiver por perto pode acabar entrando nessa. Esse é o esporte nacional. Nem seu status de celebridade o isenta.
6 - Evite americanismos
Quem chama filme de “movie”, como nos EUA, ganha puxão de orelha. Aqui chamam de “film”. O mesmo vale para os doces -- “candy” para os americanos e “sweets” para os britânicos”. Eles detestam americanismos.
5 - Não vá a festas brasileiras
A não ser que haja bon$ motivo$. Não valem a pena.
4 - Contenha-se ao ver microssaias
As moças não se vestem assim porque estão taradas. É só o jeito delas. E eles acham as brasileiras ousadas pelos biquinis... A maioria nem merece uma secada fenomenal, mas é bom saber que olhar demais, aqui, arranca pedaço.
3 - Não olhe demais
Nada envergonha mais um londrino do que um desconhecido olhar diretamente. Como nem todos são fãs de futebol (muitos gostam apenas de rúgbi), não abuse.
2 - Cuidado com as frituras
A comida daqui não é incrível, mas muitos engordam pelo excesso de porcarias, incluindo o tradicional fish and chips e o queijo cheddar. Você sabe que não pode abusar...
1 - Não diga que eles nunca ganharão a Copa
Eles sempre acham que têm chance. O melhor é responder um “pode ser” e mudar de assunto o mais rápido possível. Alta sensibilidade.
08 de abril de 2013
Mauricio Savarese é mestrando em Jornalismo Interativo pela City University London
Nenhum comentário:
Postar um comentário