Países onde o número de fumantes continua a crescer
Pesquisa mostra que o hábito de fumar cai em alguns países, mas cresce em outros
No dia 31 de março, o mundo celebrou o Dia Internacional Sem Tabaco. Durante os últimos 20 anos, leis de combate ao fumo vêm surtindo efeito em diminuir o hábito em diversos países. Contudo, entre a população de alguns países o hábito de fumar não só persiste, como aumenta.
Um levantamento feito pela empresa de pesquisa ERC mostrou que o número de fumantes no mundo aumentou para 5,9 trilhões em 2012, número superior aos 5,1 trilhões registrados em 1990. Em parte, esse aumento se deve ao aumento da população mundial.
Mas enquanto a taxa de fumantes cai em alguns países, outros aumentam o consumo, equilibrando assim a taxa global. Na Europa ocidental, a taxa de fumantes por pessoa caiu 42% no ano passado. Leis antifumo também fizeram o número de fumantes cair em 70% no Panamá.
Já na China, 1,3 bilhões de pessoas compram mais maços de cigarro do que em qualquer outro país do mundo. Desde 1990, o número de fumantes no país aumentou 30%. Líbano e Mianmar também seguem a mesma tendência. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que o fumo responde por 10% das mortes de adultos no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário