"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 24 de julho de 2013

A PREVISÃO É DE UMA DISPUTA EM 2014 COM GRANDE NÚMERO DE CANDIDATOS



A corrosão das intenções de voto na presidente Dilma e a supremacia do ex-presidente Lula sobre todos os candidatos já haviam sido revelados.
A novidade da pesquisa Ibope/Estado de São Paulo, divulgada na semana passada, foi o crescimento acentuado de Marina Silva, que alcançou até mesmo um empate técnico com Dilma numa simulação de segundo turno .
Outra, o crescimento dos que, hoje, votariam em branco ou nulo,
somando 19%. Estes são sinais de que o eleitorado está procurando novidades e está disposto a experimentar.

Por isso mesmo, no meio político já se aposta numa eleição com grande número de candidatos. Não tantos como em 1989, quando 22 se inscreveram, mas bem mais que os três ou quatro efetivamente competitivos dos pleitos seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário