O ex-presidente Lula está sendo estimulado por petistas graúdos a intervir no PT. Estes consideram que o partido perdeu o rumo diante dos protestos recentes.
Avaliam que os petistas estão com medo de enfrentar as próximas eleições e procuram um salvador da pátria. Lula tem feito reuniões, mas reclama que muitas versões dessas conversas distorcem suas posições.Os segmentos esquerdistas do PT, e até mesmo alguns moderados, estão fazendo uma dura crítica ao ex-presidente Lula. Aturdidos pelas recentes mobilizações, eles não o acusam diretamente, mas atacam sua política de alianças e a responsabilizam pelas mazelas dos governos petistas.
Esses petistas querem romper o que chamam de “institucionalidade conservadora”. A confusão é tanta que, mesmo criticando a política de alianças que sustentou o governo Lula, principalmente na crise do mensalão, pregam o “Volta, Lula”.
Esses petistas acreditam que, mesmo sem maioria no Congresso e na sociedade, o PT deveria mandar os aliados às favas e governar só.
24 de julho de 2013
Ilimar Franco, O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário