"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 24 de julho de 2013

"PREVENINDO A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: CAIA DE BOCA"

PARECE SACANAGEM, MAS NÃO É!

Outro dia conversando com o Magu, cometi o pecado da soberba ao afirmar que nada mais me surpreenderia nesse governo petista, pois durante esses mais de 10 anos, vi a corrupção ser institucionalizada, a incompetência ser premiada, a mediocridade ser uma qualidade, a inflação, por mais que maquiada, voltar, a cumplicidade presidencial  com o peculato ser banalizada , pois é algo “que todos fazem”; a corte máxima do país ser ocupada por alguns magistrados de desonestidade reconhecida, sem falar da súcia que invadiu o legislativo desde a área municipal e terminando na Federal.
 
vamu caí de boca
 
Mas no início desse mês, tive que morder a língua, haja vista que fiquei estupefato, ao ver o governo Federal calçar botas sete léguas e enveredar no ardiloso caminho da galhofa.
 
O protagonista, não podia ser melhor, pois se trata do ministro da Educação Aloizio Mercadante, aquele que “revogou uma decisão  irrevogável”.
Imaginem que esse desavisado  pacóvio, lançou material didático para uma campanha do seu ministério, que tem como objetivo reduzir a gravidez juvenil e deu-lhe o nome, não é sacanagem minha, de:  “prevenindo a gravidez na adolescência – caia de boca”.
 
A secretaria responsável pela campanha explica: “é do conhecimento de todos que os jovens estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo. Por isso pensamos em incentivar uma prática saudável alternativa ao sexo convencional, justamente para diminuir os índices de gravidez indesejada nessa faixa etária.”

Mas a coisa não para aí, uma das ações da campanha é introduzir nas provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), perguntas sobre o tema, tais como: “o que significa a gíria ‘bola gato’?”

Vejam bem, sem falsa modéstia e sem vituperar, me considero um bom conhecedor da gíria nacional, inclusive daquelas regionais e jamais ouvi algo sobre esse tal de “Bola Gato”, consultei o Houaiss e nada. Recorria a meu amigo Jorge Malaquias dos Santos, o filósofo do Engenho da Rainha, que já virou alguns velocímetros de putaria e ainda fui xingado, pois  pensou que estivesse mangando dele. Magu também boiou, assim como os delinqüentes geriátricos.
 
Nicole Minetti
Nicole Minetti
 
Num recurso derradeiro fui até o google e de fato encontrei essa explicação: Sexo oral. Originou-se da tradução das palavras em inglês ball(bola) e cat(gato), que quando faladas de uma vez, tem a pronúncia parecida com boquete, que significa sexo oral.
 
Enganou-se também ele, pois  boquete,  refere-se somente ao chupar o pênis, no vernáculo, felação; o lamber a vagina é conhecido por minete e no vernáculo cunilíngua.
 
Chegou-me ontem um zunzum,  que o aparvalhado ministro, resolveu  conceder asilo político, assim como foi feito com Cesare Battisti, a uma conselheira regional italiana (o correspondente ao nosso deputado estadual), que foi condenada a 5 anos de prisão por aliciar menores para as festas bunga-bunga do ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi. Ela terá o cargo de divulgadora do “cai de boca”.
 
O que levou Mercadante a fazer essa escolha foi o sugestivo nome da dita: NIcole Minetti.(foto)
Tudo a ver, não é mesmo? 
 
24 de julho de 2013
Giulio Sanmartini

Nenhum comentário:

Postar um comentário