"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 27 de abril de 2012

MUDAR O NOME DE BRASÍLIA

Ralph escreveu um artigo contando que querem mudar o nome da Pote Rio Niterói, para Herbert de Souza (veja Culto à memória 26/4). Aí depois de ler o nome de uma cidade austríaca, pensei que também Brasília poderia mudar de nome e ter o dessa cidade. Vejamos:


Inicialmente pode parecer uma piada, mas o nome da cidade é mais que real. Na Áustria existe uma cidadezinha chamada “Fucking”(foto), em alemão essa palavra nada significa, mas seu nome foi divulgado, via Internet, para os países de língua inglesa, onde fucking é o gerúndio do verbo To fuck, isto é, no popular, “fodendo”.

Fucking fica bem perto de Salisburgo, esta cidade natal de Mozart. Apesar de ter somente 104 habitantes é um município com prefeito e vereadores, que não são remunerados, trabalham por dever cívico.
Agora esse nome que é secular poderá mudar por plebiscito a ser realizado no mês que vem, pois seus habitantes estão cansados dos problemas que este vem lhes causando por centenas de turistas de língua inglesa.

São freqüentes os trotes telefônicos, na sua maioria vindos da Inglaterra, onde é feita a pergunta: “Are you fucking?” (você está fodendo?), ainda mais, são roubadas dezenas de placas onde está escrito o nome da cidade (como a da foto).

O que era ruim, ainda piorou, pois uma industria alemã,começou a fabricar uma cerveja e lhe deu nome de “Fucking Hell” (em alemão, “hell” é a abreviação de clara).

Pensei mudar o nome de Brasília para Fucking, pois é o lugar...

Giulio Sanmartini

Nenhum comentário:

Postar um comentário