"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 31 de maio de 2012

LULA ATACA IMPRENSA E NÃO EXPLICA CHANTAGEM CONTRA STF

Em meio a uma disputa pública com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, o ex-presidente Lula disse ontem ter de "tomar cuidado" em relação a "uma minoria" que não gosta dele. No mesmo dia, recebeu afagos da presidente Dilma Rousseff. Em Brasília para participar de um evento da ONU, Lula iniciou o discurso dizendo, sem citar nomes, que os que não gostam dele "estão aí, né, no pedaço". "Você sabe que tem muita gente que gosta de mim, mas tem algumas que não gostam. Eu tenho que tomar cuidado contra essas [pessoas]. São minoria."
.
Em sua fala ontem, Lula também fez críticas à imprensa ao falar da criação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. "Diziam que era assistencialismo, demagogia, 'tá incentivando o pobre a ser preguiçoso, e ter mais filho', numa demonstração de que para ser um bom jornalista não é preciso ficar com a bunda na cadeira. Mas ir para rua ver como vive o pobre", disse o ex-presidente à plateia.
 
"Eles não sabiam que tem catador de papel que são mais formadores de opinião publica que alguns pseudo-sabidos aparecem na televisão ou escrevem nos jornais", completou. Pela manhã, a presidente Dilma Rousseff aproveitou um evento no Palácio do Planalto para fazer uma espécie de desagravo a Lula."
As pessoas nos lugares certos e na hora certa, elas mudam os processos e transformam a realidade. E por isso eu queria, de fato, aqui, fazer uma homenagem especial ao presidente Lula", disse ela. Neste momento, a plateia levantou-se e entoou um "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula". Dilma almoçou depois com o ex-presidente.
(Folha de São Paulo)
 
31 de maio de 2012
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário