"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 31 de maio de 2012

OLAVO DE CARVALHO DETONA FOLHA DE SP E DEMAIS VEÍCULOS DA GRANDE MÍDIA QUE ESCAMOTEIAM FATOS EM NOME DE FALSA ISENÇÃO



Este vídeo reproduz o programa semanal (que foi ao ar nesta quarta-feira) do filósofo e jornalista Olavo de Carvalho pela internet, denominado TrueOutSpeak. Como sempre o programa em vídeo produzido e apresentado por Olavo de Carvalho traz informação e aborda, sem rodeiros e sem tergiversar, a política na sua forma nua e crua.
Olavo de Carvalho, que vive há quase uma década nos Estados Unidos, é dos poucos intelectuais brasileiros que polemiza e faz um contraponto importante à pasmaceira vigorante na grande mídia, totalmente dominada pela patrulha politicamente correta que se encarrega de edulcorar os fatos, quando não os escamoteia simplesmente, em favordos coveiros da democracia e da liberdade.
Se não desejarem ver todo o programa que como sempre está excelente, vejam pelo menos a primeira abordagem, após o prólogo, quando Olavo chama a atenção para a forma perversa como os fatos são apresentados pelos jornalões, com destaque para a Folha de S. Paulo. A análise de Olavo de Carvalho é perfeita. Na verdade a alocução de Olavo é um esboço para a edição de um "guia para ler jornais".
É que os jornalões decidiram pasteurizar os fatos. O caso mais eloquente acaba de ocorrer com o episódio da pressão de Lula contra o Ministro Gilmar Mendes. O fato é público e notório, mas a Folha de S. Paulo, em casos como esse, acaba diluindo o acontecido no confronto entre várias correntes de opinião, embora sobre o fato em pauta não haja qualquer confronto de opinião!
Sim, porque um fato é um fato e contra os fatos diz o velho adágio, não há argumentos. E na realidade não há. Menos para o jornalismo pegajoso e mentiroso praticado pela Folha de S. Paulo e demais jornalões do qual não escapa nem mesmo o vetusto Estadão.
Encareço a todos os prezados leitores que vejam o vídeo, principalmente na parte inicial em que Olavo faz esta análise crítica importantíssima sobre o comportamento da mídia. Aliás um assunto que abordo de forma recorrente aqui no blog
Se puderem vejam o vídeo até o final. Olavo de Carvalho também aborda o nefasto episódio protagonizado por Lula no seu afã de apagar o mensalão, entre outros assuntos e a política americana.
31 de maio de 2012
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário