"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 18 de maio de 2012

OS JORNAIS ANUNCIAM QUE O PLANALTO ENFIM RESOLVEU EXIGIR FICHA LIMPA PARA CARGOS FEDERAIS

O Brasil é realmente um país surrealista. Continua valendo aquela frase atribuída a De Gaulle e que ele jamais pronunciou (foi o embaixador brasileiro Carlos Alves de Souza Filho foi quem disse que o Brasil não era um país sério). Agora mesmo os jornais estão anunciando que a presidente Dilma Rousseff enviou para análise da Advocacia-Geral da União um decreto instituindo a validade dos mesmos critérios da Lei da Ficha Limpa para o preenchimento de cargos de confiança no governo federal.

Como se sabe, a lei determina a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, entre outros. E 0 Planalto quer seguir o exemplo, prometendo que o rigor na seleção de nomeados valerá para a administração direta e indireta e dele não escaparão nem ministros de Estados e presidentes de estatais e autarquias.

A notícia até que é boa, mas parece anacrônica, anunciada com séculos de atraso. Como diz o macaco que participa do programa humorístico do Jô Soares que vem sendo reprisado, “mas por que não era assim”.

18 de maio de 2012
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário