"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 30 de julho de 2012

A JIRIPOCA ESTÁ PRONTA PARA PIAR

Na próxima quinta feira terá início um dos maiores processos por corrupção da historia da República, recebeu o nome de “mensalão” e conta com 38 indiciados. Como o escândalo veio à luz, há 7 anos convém lembrar alguns detalhes.

Tudo teve início no dia 14 de maio de 2005, com a divulgação pela imprensa de uma gravação de vídeo na qual o ex Chefe do DECAM/ECT, Maurício Marinho solicitava e também recebia vantagem indevida para ilicitamente beneficiar um falso empresário, Joel Santos Filho, advogado curitibano, que para recolher material do crime de corrupção, fez-se passa por empresário, interessado em negociar com os Correios, sendo que Marinho ao receber a propina expôs com riqueza de detalhes, o esquema de corrupção de agentes públicos existente naquela empresa pública.


Desse ponto o escandalo começoua a evoluir (vide a Cronologia).

Em 12 de agosto do mesmo ano, um dia depois do publicitário responsável pela campanha de Lula, Duda Mendonça, em depoimento na CPI dos Correis ter confessado que abrira uma conta num paraíso fiscal para receber alguns milhões de dólares pelos serviços prestados ao candidato petista.

O então presidente Lula, percebeu que o cerco contra ele estava se apertando, assim resolveu tratar do assunto em cadeia nacional, declarando “Eu me sinto traído, traído por práticas inaceitáveis, das quais não tive conhecimento (…) Não tenho nenhuma vergonha de dizer ao povo brasileiro que nós temos de pedir desculpas(…) O PT tem pedir desculpas.
O governo, onde errou, tem de pedir desculpas”.(vide o vídeo – 12/08/2005 – Lula pede desculpas pelo mensalão.).
Todavia, Lula por índole tem que mentir e demonstrar sua total falta de caráter. No dia 21 de maio de 2012, ao receber pela Câmara Municipal de São Paulo, o título de cidadão paulistano e a medalha Anchieta, insultando a inteligência de todos os brasileiros teve a desfaçatez de negar a existência do mensalão, ao afirmar:
“O PT era atacado por grande parte dos políticos da oposição e por uma parte da imprensa brasileira. Na verdade, era um momento em que tentaram dar um golpe neste país.

Essa está sendo a linha de defesa usado por seus companheiros, réus no mensalão. Contudo corre perigo de não ser levada a sério, pois o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em sua última manifestação formal antes do início do julgamento do mensalão, enviou um documento aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), no qual afirma que o caso foi “o mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção e de desvio de dinheiro público flagrado no Brasil”.

Além disso os réus e o ex-presidente tem que levar em conta que está em processo de fermentação o perigosíssimo “clamor público”.

30 de julho de 2012
Giulio Sanmartini

(*) A jiripoca vai piar. Diz-se quando uma situação vai tomar outro rumo, normalmente mais apreensivo, aguerrido ou acirrado.
(*) Fotomontagem: os chefes da quadrilha, José Dirceu, Lula e Delúbio

Nenhum comentário:

Postar um comentário