Brasil tem 1º cancelamento de obra prometida para 2014
Clique na imagem para ampliar
Até agora, o governo
vinha mantendo a promessa de entregar todos os projetos
previstos no documento.
O Diário Oficial da União desta quinta anuncia, porém, que a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Brasília está cancelada e não sairá do papel. O trem ligaria o aeroporto da capital ao Terminal da Asa Sul.
O Diário Oficial da União desta quinta anuncia, porém, que a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Brasília está cancelada e não sairá do papel. O trem ligaria o aeroporto da capital ao Terminal da Asa Sul.
A obra, marcada
por irregularidades, foi retirada da matriz a pedido do governo
distrital.
A resolução
publicada no Diário Oficial informa que a exclusão do projeto reduz o valor
total das obras previstas para 2014, de 27,6 bilhões de reais para 27,3 bilhões.
A obra do VLT de
Brasília custaria 276,9 milhões de reais, dos quais 263 milhões seriam bancados
pelo governo federal. Ao governo distrital caberia só investir apenas 13,9
milhões e tocar o projeto. A construção, porém, não foi adiante - o Distrito
Federal não contratou a obra a tempo.
Apontando falhas
no processo, a Justiça decidiu anular a licitação que foi realizada para dar
início à obra. Sem tempo para realizar uma nova concorrência, o DF decidiu pedir
ao Ministério do Esporte a exclusão do VLT do DF da lista dos projetos.
A versão
atualizada da Matriz de Responsabilidades lista 50 obras de mobilidade urbana
ligadas à realização da Copa do Mundo. Com a exclusão do VLT, Brasília (que será
palco de sete partidas do Mundial, incluindo o terceiro jogo do Brasil) fica com
apenas um projeto desse tipo:
a ampliação da
rodovia radial DF-047.
Porto Alegre, com
dez projetos de mobilidade, Curitiba, com nove, e Belo Horizonte, com oito, são
as sedes com mais obras de mobilidade para 2014.
O investimento
total prometido para essa área é de 11,7 bilhões de reais, dos quais 7,1 bilhões
bancados pelo governo federal.
O VLT do DF tinha o
início das obras previsto para agosto. A entrega era prometida para janeiro de
2014.
Além de Brasília,
outras quatro cidades têm projetos de trens urbanos listados na Matriz de
Responsabilidades:
São
Paulo,
Manaus,
Fortaleza e
Cuiabá.
A capital do Mato
Grosso, aliás, também está com problemas para concluir a construção de seu VLT.
Assim como no Distrito Federal, a obra é alvo de suspeitas, com uma licitação
contestada na Justiça.
Os trabalhos já
foram suspensos em duas ocasiões. Na quinta, a obra foi retomada depois de mais
uma paralisação. Os projetos de infraestrutura eram apontados pelo governo como
um dos grandes benefícios da realização da Copa no país.
Muitas das ações
cogitadas para 2014, no entanto, não serão concretizadas (ou serão colocadas em
prática só parcialmente).
Veja.com
29 de setembro de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário