"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 21 de outubro de 2012

QUEM SERÁ O NOVO PRESIDENTE DO PT?

 
Nota publicada na seção “Holofote”, da edição impressa de VEJA, por Otávio Cabral

Nome de consenso

Dilma Rousseff e seu antecessor vêm discutindo diariamente sobre o futuro do PT após o julgamento do mensalão.
As conversas são repletas de divergências.
A presidente não quer, por exemplo, que o partido insista em desagravos públicos aos condenados nem recorra contra o Supremo em tribunais internacionais, iniciativas apoiadas por Lula.
Para ela, essas ações podem desgastar seu governo junto à classe média que hoje a apoia e dar discurso à oposição nas eleições de 2014.
Há, porém, um ponto de convergência: os dois defendem a nomeação do ministro Gilberto Carvalho, atual secretário-geral da Presidência, para assumir a presidência do PT em 2013.

21 de outubro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário