Em Brasília para reunião do PT, ex-ministro não foi ao velório de Niemeyer
Em Brasília para participar da última reunião do Diretório Nacional do PT nesta sexta-feira e sábado, o ex-ministro José Dirceu lamentou não poder participar do velório e despedida do arquiteto Oscar Niemeyer, no Palácio do Planalto, na quinta-feira.
Mas sua mulher, Evanise Santos, foi à cerimônia representá-lo. Com acesso ao local das autoridades no salão nobre do Planalto, por pouco Evanise não se encontrou com o presidente do Supremo e relator no julgamento do mensalão, ministro Joaquim Barbosa.
Questionada se Dirceu estava em Brasília acompanhando a decisão final sobre o prazo de prisão dos condenados, ela disse que ele deixou de acompanhar o processo porque o que tinha que acontecer, já aconteceu.
A reunião do Diretório Nacional do PT nesta sexta-feira e sábado tem na pauta discussão de conjuntura - desdobramento do julgamento do mensalão e envolvimento do ex-presidente Lula na Operação Porto Seguro - , eleições municipais e preparação para a sucessão de Rui Falcão, no ano que vem.
- O Zé está tocando a vida dele. Está aqui em Brasília, na reunião do Diretório Nacional preparatória para o encontro de sexta e sábado. O que tinha que acontecer já foi, já passou. Ele já absorveu a dosimetria, agora é tocar a vida - disse Evanise Santos.
No velório, ela conversou com parentes de Niemeyer e políticos ligados ao PT. Contou que o casal tinha uma ligação constante com o arquiteto, por meio de uma amiga em comum, Marilia Guimarães.
- O Zé ficou muito sentido de não poder vir, porque sempre esteve presente nesses eventos aqui no Planalto, no velório do vice (de Lula) José de Alencar. Especialmente porque o Niemeyer sempre foi muito solidário nos momentos mais difíceis. Na última entrevista que ele deu ele falou do Zé - disse Evanise Santos.
O encontro do PT, com a participação de Dirceu, começou nesta sexta-feira às 10h e vai se prolongar até as 19h. O documento final será divulgado no sábado, quando a reunião deve terminar no meio da tarde. Será discutida também a preparação para os 33 anos do PT e indicação dos novos membros da diretoria e do conselho curador da Fundação Perseu Abramo.
07 de dezembro de 2012
Maria Lima- O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário