"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

BRICS AUMENTAM CONTRIBUIÇÕES PARA A ONU E FAZEM REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA EM NOVA DELHI

 

Enquanto a grande imprensa ocidental (The Wall Stret Journal fez mais uma matéria negativa na semana passada) tenta solapar a imagem e desvalorizar o grupo, os BRICS continuam, discreta mas coordenadamente, a mexer as suas peças (e, porque não dizer, seus pauzinhos) no longo jogo de xadrez que disputam com o Ocidente.



 No final do ano, para aumentar sua influência na ONU, China, Rússia, Índia e Brasil, aumentaram suas contribuições financeiras para o orçamento das Nações Unidas.

A República Popular da China incrementou sua contribuição em 61%, passando de 3,2% para 5,1% do orçamento total da Organização, a Rússia, que já contribuía mais que os chineses, aumentou em 52% seu aporte, os indianos em 24%, e o Brasil aumentou a sua parcela em expressivos 81%, melhorando o seu cacife na disputa por um posto permanente no Conselho de Segurança.

Em Nova Delhi, as cinco nações (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) iniciaram inaugurarão rodada de negociação dos Altos Representantes do BRICS para a Área de Segurança, coordenada pelo Secretário de Segurança Nacional indiano, Shivshankar Menon.
No mesmo dia, e na mesma cidade, aconteceu outro encontro, ministerial, da área de saúde.

(do Blog do Santayana)

11 de janeiro de 2013
Mauro Santayana

Nenhum comentário:

Postar um comentário