"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 3 de fevereiro de 2013

NÚMEROS ESCANCARAM A GRANDIOSIDADE DO SUPERBOWL AO REDOR DO MUNDO

Jogo deverá ser visto por mais de 111 milhões de pessoas só nos Estados Unidos. Anúncio de tevevisão de 30 segundos custa cerca de US$ 4 milhões
 
O Super Bowl é famoso mundo afora pelos números estratosféricos que envolvem o evento. Um dos mais impressionantes é o preço de um anúncio de 30 segundos na rede de tevê que transmitirá o jogo: cerca de US$ 4 milhões (R$ 7,9 milhões).
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Os fãs do futebol americano poderão apreciar o talento de Beyoncé - Jim Young/Reuters
Jim Young/Reuters
Os fãs do futebol americano poderão apreciar o talento de Beyoncé
 
O valor é assustador, mas se justifica. Afinal de contas, a audiência do Super Bowl nos Estados Unidos é avassaladora. Na edição do ano passado, nada menos do que 111 milhões de pessoas viram a partida no país, marca que muito provavelmente será superada neste domingo. Por causa disso, as empresas que têm a oportunidade de anunciar durante o jogo criam peças publicitárias especiais, exclusivas para o Super Bowl. Esses anúncios acabam gerando quase tanta expectativa quanto a partida, o que valoriza ainda mais a marca divulgada.

No começo deste ano, Leslie Moonves, CEO da CBS, anunciou que todos os espaços comerciais da decisão haviam sido vendidos. A rede vai transmitir a partida com exclusividade para os Estados Unidos (no Brasil, o Super Bowl será exibido pelo canal ESPN).
É feito um rodízio entre as emissoras que possuem os direitos de transmissão da NFL para definir quem exibirá a grande final. Neste ano, a vez é da CBS. NBC e Fox, que transmitirá o evento no ano que vem, são as outras redes de tevê que têm os direitos do campeonato.

Além dos comerciais, outra tradição do Super Bowl são os shows musicais que ocorrem no intervalo da partida. Entre o fim do primeiro tempo e o começo da etapa final, uma gigantesca equipe de produção entra em campo e em poucos minutos monta o palco para a festa.

Ser convidado para cantar no intervalo do Super Bowl é uma honra para qualquer artista, mesmo para os mais famosos do planeta. Já tiveram essa chance nomes como Michael Jackson, Black Eyed Peas, Rolling Stones, Paul McCartney, U2, Whitney Houston, Madonna e Mariah Carey, entre outros.
Desta vez, os fãs do futebol americano poderão apreciar o talento de Beyoncé. A cantora já participou do evento, mas interpretando o hino americano antes do Super Bowl XXXVIII, realizado em Houston, em 2004. Hoje, caberá a Alicia Keys a responsabilidade de cantar o hino.

CABEÇAS PENSANTES DO SUPER BOWL XLVII


03 de fevereiro de 2013
HERME DORINI / MATEUS SILVA ALVES - O Estado de S. Paulo

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