"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 30 de março de 2013

DOCUMENTOS DA DITADURA ESTARÃO DISPONÍVEIS NA INTERNET

Foram digitalizadas cerca de 1 milhão de páginas de documentação 

 
BRASÍLIA - Os arquivos e prontuários do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS), um dos órgãos de repressão do país, estarão disponíveis para consulta na internet a partir de segunda-feira.
 
A digitalização dos documentos foi realizada em parceria pela Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo e o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Foram digitalizados cerca de um milhão de páginas de documentação, segundo o Ministério da Justiça.
 
A divulgação dos documentos também irá amparar o trabalho da Comissão de Anistia, além de servir para dar conhecimento ao público, para fins históricos e de pesquisa.
 
O trabalho de digitalização dos documentos levou dois anos para ser finalizado e segue até 2014. Para realização do projeto, a Comissão de Anistia transferiu mais de R$ 400 mil reais à Associação de Amigos do Arquivo.
Em dezembro de 2012 o Ministério da Justiça autorizou novo repasse, de mais R$ 370 mil reais, para digitalização de outros acervos.
 
A digitalização dos arquivos foi fruto de um projeto patrocinado anualmente pela Comissão de Anistia, o Marcas da Memória, para selecionar projetos culturais, artísticos e científicos na temática “justiça de transição: reparação, memória e verdade”.
 
O projeto da Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado de São Paulo foi contemplado em 2011.
 
O lançamento do site que dará acesso ao conteúdo acontecerá na segunda-feira, no Arquivo Público de São Paulo,. Participarão do evento o presidente da Comissão de Anistia e Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do atual coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Paulo Sérgio Pinheiro.
 
 COMENTÁRIOS INTERESSANTES E PERTINENTES
  • El Croc
    Deveriam dispor na INTERNET os documentos de toda a roubalheira, corrupção, mensalões, obras-superfaturadas, doações das estatais, e toda a pilhagem do erário dos últimos anos de governo FHC/LULA/DILMA... A propósito: As obras construída pela DITADURA estão SÓLIDAS até hoje: PONTE RIO-NITERÓI, ITAIPU etc......


  • Yordanna Moreno
    Será que daqui a 25 anos, teremos comissões da "VERDADE" para o "MENSALÃO E O SEU VERDADEIRO MENTOR, OBRAS COMO A TRANSPOSIÇÃO BILIONÁRIA DO VELHO CHICO, HIPERSUPERMEGA FATURAMENTO DAS OBRAS DOS ESTÁDIOS DA COPA, DO INVESTIMENTO DE MAIS DE 1 BILHÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM PORTO EM CUBA, DAS NEGOCIATAS ESCABROSAS DO PT E SEUS ALIADOS, DA COMPRA VERGONHOSA DA UNE " ETCETCETCETCETCETCETCETC???

30 de março de 2013
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário