O asteroide é cinco vezes maior do que um navio transatlântico e vai passar a 5,8 milhões de quilômetros da Terra, uma distância curta em termos astronômicos. Segundo a Nasa, é o equivalente a 15 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Esse será o ponto em que ele chegará mais perto do planeta pelos próximos 200 anos.
O asteroide, que mede cerca de 2,7 quilômetros de diâmetro, não poderá ser observado a olho nu ou com binóculos: sua baixa luminosidade só o torna visível aos telescópios mais potentes.
Em fevereiro, outro asteroide passou próximo da Terra. Denominado 2012 DA14, o asteroide passou a uma distância de 27 mil quilômetros. Informações da Nasa apontaram que o asteroide se aproximou do anel de satélites de comunicações, mas não houve risco de colisão pois esses ficam sobre a Linha do Equador e o asteroide passou mais próximo do Polo Sul.
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A notícia é incompleta. Não registra que esse asteroide, que acaba de passar pela Terra, caso se jogasse conosco simplesmente eliminaria praticamente a vida em nosso planeta, como já aconteceu na época dos dinossauros. O risco do Armagedon e do Impacto Profundo é real, e ainda não temos tecnologia para evitar o choque. (C.N.)
31 de maio de 2013
Heloisa Cristaldo (Agência Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário