"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 27 de maio de 2013

GOLPE DE ESTADO "MODERNO" PELA VIA ELEITORAL: O EXEMPLO DA VENEZUELA E O FUTURO DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA



Me enviam da Venezuela, via Facebook, o vídeo acima. Trata-se de um documentário conciso e objetivo que mostra de forma didática como o finado caudilho Hugo Chávez e seus sequazes, conseguiram perpetrar um golpe de Estado pela via pacífica do voto, ou seja, utilizando as próprias instituições democráticas. O que não conseguiram em 1992 pelas armas, lograram em 1998 através de eleição democrática.

O documentário é baseado em artigos dos professores Marisol Sarria Pietri e Allan R. Brewer-Carias. Os créditos estão ao final do vídeo.

De forma recorrente tenho alertado aqui no blog para um fato: o movimento comunista internacional continua em franca atividade, porém sua estratégia para tomada do poder não se dá mais pela violência que caracterizou a revolução russa, cubana dentre outras. O denominado "socialismo do século XXI” basicamente segue as teorias formuladas pelo comunista italiano Antonio Gramsci.

Não estou dizendo novidade nenhuma para quem se deu ao trabalho de estudar esse teórico italiano que, em linhas gerais, defendia uma estratégia de tomada do poder não pela violência, mas pela conquista de corações e mentes utilizado as próprias organizações da sociedade civil, como escola, igrejas, sindicatos, associações e aparatos similares. Para Gramsci o importante era promover a metaformose dos conceitos, mudando a forma de pensar, a própria visão de mundo dominante adequando-a aos interesses do comunismo.

METAFORMOSE DOS CONCEITOS

Desta forma, democracia não é, segundo essa teoria revolucionária, aquilo que preconiza a filosofia política clássica. Assim, também, o conceito de liberdade de expressão não tem nada a ver com a noção tradicional no que tange ao seu significado. Exemplo disso é que em passeatas que fazem apologia de entorpecentes é comum a aparecer cartazes exortando a “liberdade de expressão. Os ditames do pensamento politicamente correto articulam-se de com o esquema dessa nova modalidade do movimento socialista e facilitam sua assimilação pela massa, incluindo até mesmo aquela parcela mais escolarizada.

Esta é apenas uma rápida digressão para que os menos avisados possam ter uma ideia ligeira do que está em curso na América Latina e até mesmo nas tradicionais democracias de países como os Estados Unidos e Europa.
O resultado dessa estratégia do comunismo do século XXI vem ocorrendo praticamente em todo o continente latino-americano. É aqui que essa funesta experiência mais avançou. A Venezuela já é um exemplo clássico e o vídeo acima, de forma muito didática, mostra todos os passos desse movimento de desmonte do Estado de Direito Democrático.
O mais interessante é que essa sórdida revolução comunista ocorre de uma forma singular. É uma espécie de golpe de estado a conta-gotas. E, ao final, reduz-se tristemente a um golpe de estado consentido, já que se utiliza de todas as instituições democráticas do Estado e o ditador é eleito em eleição aparentemente normal.

IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE GLOBAL

Por isso a minha insistência na análise política latino-americana e global. E o que ocorre na Venezuela, na Argentina, no Equador, na Bolívia, no Uruguai, na Nicarágua é a mesma coisa do que acontece no Brasil. A diferença está na velocidade como que são dados os passos em direção a consumação do golpe. Isso decorre do fato de que cada um desses países têm características políticas e culturais obviamente peculiares.

No Brasil já se vive essa denominada “revolução do comunismo do século XXI” desde a criaçao do PT. Isto acelerou-se com a chegada desse partido ao poder. Fato importante é que a coordenação desse movimento comunista é realizada pelo Foro de São Paulo, organização esquerdista fundada por Lula e Fidel Castro, num congresso realizado na cidade de São Paulo em 1990. Tanto é que recentemente vimos a aprovação por comissão da Câmara Federal projeto de emenda da Constituição que submete o Supremo ao crivo do Legislativo. Outra evidência a destacar são as repetidas tentativas do PT de decretar o "controle social da mídia", o que não passa de eufemismo malandro para escamotear a censura à imprensa pura e simples.

DOUTRINAÇÃO MIDIÁTICA

E, como se pode notar, análises como esta que estou oferecendo aqui no blog não aparecem na grande imprensa brasileira. Isto já é um sintoma decorrente do aparelhamento dos veículos de mídia. Outro dado fundamental é que os jornalistas constituem a categoria profissional que mais está engajada nessa revolução socialista silenciosa. A mídia ocupa um lugar de destaque dentro do plano comunista, porque é a partir do que é noticiado, das opiniões formuladas e da interpretação dos fatos é que a opinião pública é formada. Como já afirmei várias fezes, 99,9% dos jornalistas são petistas e/ou simpatizantes do comunismo. Tanto é que o noticiário do que acontece na Venezuela é minimizado, pois não interessa que chegue ao conhecimento do grande público. Quando noticiam, o fazem pela metade quando não defendem de forma subliminar o espúrio regime ditadorial que oprime, assassina, tortura e prende dissidentes. Há diversos presos políticos na Venezuela, inclusive uma Juiza.

O grau de aparelhamento dos órgãos de comunicação brasileiros chega perto de 90%. A rigor, atualmente apenas a revista Veja pode ser considerado o único veículo da grande mídia brasileiro que faz jornalismo de verdade.

Em linhas muito gerais esta é, acreditem, a realidade dos fatos e a crise da Venezuela não é algo desligado do vem ocorrendo no Brasil sob o domínio do PT. Aliás, a eventual derrubada do chavismo significará um importante revés ao avanço do movimento comunista no continente. Portanto, recomendo que assistam o vídeo e aproveitem as ferramentas de compartilhamento para espalhar este post nas redes sociais, como Facebook, Twitter e também por email. Basta clicar nos ícones abaixo e fazer o compartilhamento.

É hora de resistir ao golpe comunista que se avizinha. Isto é a realidade objetiva dos fatos. Encareço, de forma até urgente, a atenção de todos vocês.
 
27 de março de 2013
in ricardo noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário