Copa das Confederações: como estão as 6 cidades-sede
Confira balanço das obras até o fim de abril de 2013 (menos de 2 meses antes da estreia)
Rio de Janeiro
Depois de muitos tropeços e desencontros, a saga do Maracanã parece estar próxima do fim: o estádio enfim foi reaberto para um jogo-teste em abril e está confirmado como palco do amistoso entre Brasil e Inglaterra, no início de junho.
Isso não significa, porém, que a novela da reforma não possa ser prolongada - muitos apostam que será necessário realizar novos reparos entre o fim da Copa das Confederações e o início do Mundial de 2014, principalmente no entorno do estádio.
O governo nega e garante que o estádio ficará aberto sem interrupções. A disputa entre os consórcios privados que brigam para administrar o novo Maracanã está na reta final, com vantagem para o grupo que conta com o bilionário Eike Batista entre seus sócios.
Quem ganhar terá de realizar a demolição dos centros de natação e atletismo que faziam parte do velho complexo. A região, portanto, continuará sendo um canteiro de obras até 2014.
ESTÁDIO: JORNALISTA MÁRIO FILHO (MARACANÃ)
Capacidade: 79.000 pessoas
Custo previsto: 705 milhões de reais
Custo final: 951 milhões de reais
Aumento de 34,8% no orçamento
Status: Pronto
MOBILIDADE URBANA
Custo: 1,9 bilhão de reais
Principal obra: corredor exclusivo de ônibus entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto Antônio Carlos Jobim
Início: março de 2011
Previsão de término: fevereiro de 2014
Status: 48% concluídos
AEROPORTO
Custo: 844,7 milhões de reais
Previsão de término: abril de 2014
Principais obras: reforma de terminais de passageiros e revitalização de pistas e pátios
Início: 2011
Status: 30% concluídos
Taxa de ocupação em 2010: 68%
Taxa de ocupação prevista para 2014: 68,9%
HOTELARIA
Número atual de leitos: 45.000
Recomendação para 2014: 23.700
Previsão: 53.300
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Rio de Janeiro
Depois de muitos tropeços e desencontros, a saga do Maracanã parece estar próxima do fim: o estádio enfim foi reaberto para um jogo-teste em abril e está confirmado como palco do amistoso entre Brasil e Inglaterra, no início de junho. Isso não significa, porém, que a novela da reforma não possa ser prolongada - muitos apostam que será necessário realizar novos reparos entre o fim da Copa das Confederações e o início do Mundial de 2014, principalmente no entorno do estádio. O governo nega e garante que o estádio ficará aberto sem interrupções. A disputa entre os consórcios privados que brigam para administrar o novo Maracanã está na reta final, com vantagem para o grupo que conta com o bilionário Eike Batista entre seus sócios. Quem ganhar terá de realizar a demolição dos centros de natação e atletismo que faziam parte do velho complexo. A região, portanto, continuará sendo um canteiro de obras até 2014.
ESTÁDIO: JORNALISTA MÁRIO FILHO (MARACANÃ)
Capacidade: 79.000 pessoas
Custo previsto: 705 milhões de reais
Custo final: 951 milhões de reais
Aumento de 34,8% no orçamento
Status: Pronto
MOBILIDADE URBANA
Custo: 1,9 bilhão de reais
Principal obra: corredor exclusivo de ônibus entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto Antônio Carlos Jobim
Início: março de 2011
Previsão de término: fevereiro de 2014
Status: 48% concluídos
AEROPORTO
Custo: 844,7 milhões de reais
Previsão de término: abril de 2014
Principais obras: reforma de terminais de passageiros e revitalização de pistas e pátios
Início: 2011
Status: 30% concluídos
Taxa de ocupação em 2010: 68%
Taxa de ocupação prevista para 2014: 68,9%
HOTELARIA
Número atual de leitos: 45.000
Recomendação para 2014: 23.700
Previsão: 53.300
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Brasília
Às vésperas da abertura da Copa das Confederações, Brasília vive emoções fortes, e isso não tem nada a ver com a partida Brasil x Japão, marcada para 15 de junho. A cidade corre, isto sim, para fazer os ajustes finais no Estádio Nacional (que todo mundo insiste em chamar de Mané Garrincha, apesar do veto da Fifa, por questões burocráticas), onde o jogo vai acontecer. Falta ainda colocar metade dos assentos e o gramado. Ninguém dá uma explicação razoável para o atraso na reforma da arena erguida em 1974. Adiada três vezes, a inauguração agora está prometida para 18 de maio. O difícil será encher o estádio, com capacidade para 71.000 pessoas: a final do Campeonato Brasiliense de 2012 registrou exatos 970 torcedores pagantes.
ESTÁDIO: NACIONAL
Capacidade: 71.000 pessoas
Custo previsto: 696 milhões de reais
Custo final: 1,3 bilhão de reais
Aumento de 86,8% no orçamento
Status: entrega prevista para maio
MOBILIDADE URBANA
Custo: 103 milhões de reais
Principal obra: corredor exclusivo para ônibus do aeroporto ao centro
Início: janeiro de 2013
Previsão de término: junho de 2014
Status: em fase inicial
AEROPORTO
Custo: 750 milhões de reais
Principais obras: novo pátio, reforma dos terminais e ampliação dos estacionamentos
Início: outubro de 2012
Previsão de término: junho de 2014
Status: em fase inicial
Taxa de ocupação em 2010: 141%
Taxa de ocupação prevista para 2014: 115%
HOTELARIA
Número atual de leitos: 51.000
Recomendação para 2014: 23.600
Previsão: 53.000
3 de 6
Belo Horizonte
Com o Mineirão tinindo e o cronograma de obras (uma raridade) em dia, Belo Horizonte tinha no setor hoteleiro seu calcanhar de aquiles — como VEJA registrou em sua edição de julho de 2011. Das menos de 20.000 acomodações existentes, 5.000 foram descartadas da lista de ofertas para a Copa do Mundo por ser consideradas simples demais. Mas nesses quase dois anos a situação se reverteu: o número total de leitos saltou mais de 160%, para os atuais 48.000. E o ritmo não arrefece. Um novo cinco-estrelas e mais treze quatro- estrelas devem ser inaugurados ainda neste ano. A preocupação agora é outra: passada a Copa, quem vai ocupar tantos quartos?
ESTÁDIO: GOVERNADOR MAGALHÃES PINTO (MINEIRÃO)
Capacidade: 64.000 pessoas
Custo previsto: 426 milhões de reais
Custo final: 695 milhões de reais
Aumento de 63,1% no orçamento
Status: Pronto
MOBILIDADE URBANA
Custo: 1,4 bilhão de reais
Principal obra: corredor exclusivo para ônibus ligando o aeroporto ao centro e ao estádio
Início: junho de 2010
Previsão de término: novembro de 2013
Status: 64% construídos
AEROPORTO
Custo: 509 milhões de reais
Principais obras: ampliação do terminal de passageiros e melhorias no acesso ao aeroporto
Início: setembro de 2011
Previsão de término: dezembro de 2013
Status: 25% construídos
Taxa de ocupação em 2010: 145%
Taxa de ocupação prevista para 2014: 125%
HOTELARIA
Número atual de leitos: 48.000
Recomendação para 2014: 21.400
Previsão: 71.000
4 de 6
Salvador
O maior legado urbano da Copa do Mundo para Salvador, cidade onde as melhorias de trânsito e infraestrutura prometidas foram minguando, minguando, até quase desaparecer, vai decretar o fim de uma piada pronta. Isso, claro, se acontecer de verdade. Depois de cancelarem de vez o corredor para ônibus que cortaria a cidade — a obra mais ambiciosa do projeto riscado para a Copa de 2014 —, as autoridades prometem que a Linha 1 do metrô soteropolitano, exatos 6,6 quilômetros que estão sendo construídos desde 2000 (isso mesmo, há treze anos), vai ser enfim inaugurada. Uma das estações fica a 700 metros da Arena Fonte Nova, o que facilitará o acesso do público. A prefeitura, no entanto, não vai colher os duvidosos louros. O governo estadual encampou a obra e garante que não só vai pôr a Linha 1 para finalmente funcionar como construirá mais uma nos próximos anos. A população, ressabiada, espera para ver.
ESTÁDIO: ARENA FONTE NOVA
Capacidade: 55.000 pessoas
Custo previsto: 591 milhões de reais
Custo final: 689 milhões de reais
Aumento de 16,6% no orçamento
Status: Pronto
MOBILIDADE URBANA
Custo: 19,6 milhões de reais
Principal obra: melhorias no acesso ao entorno do estádio
Início: janeiro de 2012
Previsão de término: abril de 2013
Status: 90% construídos
AEROPORTO
Custo: 140 milhões de reais
Principal obra: reforma do terminal de passageiros
Início: janeiro de 2013
Previsão de término: janeiro de 2014
Status: 7% construídos
Taxa de ocupação em 2010: 72%
Taxa de ocupação prevista para 2014: 105%
HOTELARIA
Número atual de leitos: 54.000
Recomendação para 2014: 18.400
Previsão: 59.000
5 de 6
Recife
A capital pernambucana será uma das mais solicitadas nas duas copas que o Brasil vai sediar. Na Copa das Confederações, receberá três jogos. Entre eles, Espanha x Uruguai, um dos mais aguardados da primeira fase da competição. Na Copa do Mundo, a Arena Pernambuco será palco de outras cinco partidas. Exemplo de cronograma bem executado, seu estádio, que fica na verdade em São Lourenço da Mata, a 19 quilômetros do centro do Recife, está quase pronto, e as obras viárias no entorno, que incluem uma estação de metrô e um terminal de ônibus próximo à arena, devem ser concluídas a tempo ainda da Copa das Confederações. O único temor entre os que acompanham o cronograma é não haver acomodações em número suficiente para alojar todo mundo na Copa de 2014. Nesse caso, o plano é acionar navios transatlânticos para ser usados como hotéis provisórios.
ESTÁDIO: ARENA PERNAMBUCO
Capacidade: 46.000 pessoas
Custo previsto: 530 milhões de reais
Custo final: 532 milhões de reais
Aumento de 0,39% no orçamento
Status: entrega prevista para maio
MOBILIDADE URBANA
Custo: 841 milhões de reais
Principal obra: via alternativa de acesso ao setor hoteleiro
Início: abril de 2011
Previsão de término: abril de 2014
Status: 50% construídos
AEROPORTO
Custo: 19,8 milhões de reais
Principal obra: construção da nova torre de controle
Início: não começou
Status: em licitação
Taxa de ocupação em 2010: 74%
Taxa de ocupação prevista para 2014: 108,6%
HOTELARIA
Número atual de leitos: 11.470
Recomendação para 2014: 15.300
Previsão: 17.500
6 de 6
Fortaleza
O estádio de Fortaleza, o Arena Castelão, foi o primeiro a ser reinaugurado para a Copa das Confederações, mas as outras obras se arrastam há muito tempo. Só no começo deste ano a prefeitura acordou e decidiu acelerar o passo. Na Copa das Confederações, a cidade estará ainda tomada de tapumes coloridos que tornam invisíveis as obras inacabadas. O principal projeto só sairá do papel bem depois. Em 2014, há promessa de inauguração do mais ambicioso de todos: uma linha de veículo leve sobre trilhos (VLT) entre o centro e o setor hoteleiro. Sorte dos fortalezenses — o VLT foi estrela no plano de outras cidades da Copa, mas a maioria não conseguiu tirá-lo do papel.
ESTÁDIO: CASTELÃO
Capacidade: 64.000 pessoas
Custo previsto: 623 milhões de reais
Final: 518 milhões de reais
Redução de 16,8% no orçamento
Status: Pronto
MOBILIDADE URBANA
Custo: 562 milhões de reais
Principal obra: sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT)
Início: abril de 2012
Previsão de término: março de 2014
Status: 30% construídos
AEROPORTO
Custo: 196 milhões de reais
Principal obra: ampliação do terminal de passageiros
Início: junho de 2012
Previsão de término: março de 2014
Status: 12% concluídos
Taxa de ocupação em 2010: 169%
Taxa de ocupação prevista para 2014: 124%
HOTELARIA
Número atual de leitos: 26.370
Recomendação para 2014: 21.300
Previsão: 26.370
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