Eles fazem parte
A Avaaz, que organiza abaixo-assinados pela internet, enviou questionário a seus integrantes no Brasil, num total de um milhão, para saber a opinião deles sobre os protestos das últimas semanas. A ampla maioria (87%) dos que enviaram resposta disse que apoia as manifestações. E, apesar de partidos políticos terem sido hostilizados em vários momentos, só 25% dizem desejar uma "política sem partidos".
MÃOS DE DEUS
Embora entendam a necessidade de partidos numa democracia, no entanto, 72% afirmam ter perdido "completamente a fé" neles. Das 35 mil pessoas que preencheram o questionário, 7% são simpatizantes do PSDB, 5,8%, do PT, 4,6%, do PSOL, e 4%, da Rede.
MEIO DO CAMINHO
Foram apresentadas oito opções, em que mais de uma poderia ser indicada, para se "diminuir a distância" entre "a vontade do povo e a atuação dos políticos". A que mais teve votos (76%) foi a do "recall", ou seja, a de tirar um governante do cargo, no meio do mandato, pelo voto popular. A segunda, a criação de "mecanismos de participação direta dos cidadãos nas decisões políticas".
24 de junho de 2013
Monica Bergamo - Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário