"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 23 de junho de 2013

ESTÁ DIFÍCIL O DIÁLOGO...

 

- Está tudo muito confuso. É bom, mas é ruim. 
- Muito confuso mesmo, mas discordo de você quanto à ordem dos fatores. É ruim, mas é bom.
- Isso é jogo de palavras. Eu vejo assim: tem um anseio democrático profundo, mas aí vem a bandidagem, vem a provocação, todo tipo de retrocesso pode acontecer. 
- Para mim é o contrário: tem todo esse namoro com o caos, é verdade, mas ele é subproduto do que existe de realmente novo nas manifestações. É o fim da demagogia, do coro dos revoltados manipulados, dos insurgentes com carimbo estatal. Isso que há tanto tempo passa por esquerda no Brasil.
- É a vitória da direita, então?
- Se você acredita que combater a suprema sacanagem cínica da vida pública brasileira é uma bandeira da direita…
- É claro que é. 
- Pois eu diria que você, ao sustentar argumento tão desmoralizante para a esquerda que afirma defender, dá toda a pinta de ser um direitista infiltrado. 
- E eu diria que você, ao me fazer acusação tão torpe, é um cão fascista que saiu do armário democrático em que se escondia.
- Não fiz acusação nenhuma, meu caro, é uma hipótese. As coisas estão confusas demais para dizer ao certo. O mais provável é que você seja só um idiota mesmo.
- Ah, é? Ah, é? Pois então tome, biltre!
Pow! Crash! Smack!

23 de junho de 2013
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário