"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 6 de agosto de 2013

NUDEZ EM MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS

 

Há muitos anos eu tenho dito que não aprovo o uso da nudez em manifestações políticas. Um amigo naturista ficou furioso ao ouvir isso, porque acha que “toda ocasião propícia deve ser aproveitada para divulgar o naturismo”. O problema é que usar nudez em manifestações públicas para chocar e chamar a atenção não tem nada a ver com naturismo. 

Você identifica os quatro estereótipos doentios sobre a nudez representados na imagem?

Meu amigo me questionou com veemência, alegando que eu estava me colocando ao lado da repressão à livre expressão do corpo, que não tem nada errado com o corpo humano, que é um absurdo obrigar um ser humano saudável a se submeter à doença social, que eu nem pareço ser naturista, blá-blá-blá Whiskas Sachê, como se eu mesmo já não estivesse cansado de conhecer e divulgar cada um destes argumentos.
 
Raios.
É justamente porque não tem nada errado com o corpo humano que ele não deve ser usado como elemento apelativo para chamar a atenção para uma causa. Se o propósito da nudez é chocar e chamar a atenção, significa que o propósito dessa nudez não é naturista.
 
É justamente porque a relação do naturista com a nudez deve ser saudável que o naturista não deve perverter a nudez utilizando-a como arma para chocar e chamar a atenção, porque isso reforça os conceitos doentios que a filosofia naturista procura superar. 
 
Parece que os naturistas precisam ser freqüentemente lembrados da definição de naturismo adotada pela própria International Naturist Federation
“O naturismo é uma filosofia e um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, com o objetivo de fortalecer o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo meio ambiente.”
Usar a nudez pública para chocar e para chamar a atenção não é uma atitude em harmonia com a natureza humana, não favorece o respeito por si mesmo e nem pelo próximo. Simplesmente não é uma atitude naturista. 
 
Uma sociedade em que a nudez é comercializada como atração erótica, noticiada como esquisitice ou usada como arma política é uma sociedade doente. Se queremos tornar essa sociedade mais saudável, a primeira coisa a fazer é parar de colaborar com os padrões doentios que criticamos. 
 
Simplesmente viver de modo mais saudável e respeitoso. Creio que esta seria uma diretriz bem melhor para os naturistas criarem um movimento naturista mais coerente, com melhor aceitação pelo grande público e com maior potencial de contribuir para a formação de uma sociedade mais saudável. 

06 de agosto de 2013
Arthur Golgo Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário