"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 18 de setembro de 2012

UM DEUS OTÁRIO

 

Major Irineu, de Princesa Isabel, na Paraiba, rico, pão-duro e ateu, não dava um tostão para a igreja. A mulher pedia, o padre pedia, nada.
Uma noite chegaram aflitos dois empregados:

- Coronel, o açude está subindo. A água está no respaldo.

Major Irineu começou a andar de um lado para o outro. Água no respaldo era açude em perigo. E se o açude rompesse, a fazenda estava inundada. A mulher pedia:

- Velho, vá ao Santuário, leve um óbolo e faça uma promessa, precisamos salvar o açude.

E ele andando. E novos emissários chegando. E a água já em cima. Major Irineu entrou no quarto, abriu o nicho, pegou as imagens dos santos, enrolou em um cobertor, montou, tocou para o açude. Na barragem, de metro em metro pôs um santo:

- Rapaziada, vocês mesmos é que sabem para onde querem ir.
A água baixou.



LULA

Marta Suplicy, a ministra botoxuda, disse que “Lula é um Deus”. O brilhante advogado do ex-deputado Roberto Jefferson, Luis Francisco Barbosa, pergunta: “Lula é um otário?

O Mensalão rolava no palácio do Planalto e ele diz que nunca soube de nada. Não só sabia como ordenou o desencadeamento de tudo. Dirceu não fazia nada sem conhecimento dele”

Marta mais uma vez vendeu sua loura alma suplicante em troca do prato de lentilhas do ministério da Cultura. E o talentoso advogado confundiu “otário” com “falsário”. Ninguém acredita em Lula.

Lula anunciou que ia ganhar para o PT no mínimo dois terços das prefeituras das 26 capitais do pais. Se ele tivesse a credibilidade do Major Irineu de Princesa Isabel, não precisava ser Deus. Bastava pedir ao Padre Cícero para ajuda-lo nas eleições. E seu açude talvez não arrombasse.

###

MARTOX

No “Panorama Político” de “O Globo”, a Simone Iglesias conta:

- “A conta feita pelo PT é ruim. Fora Goiânia (onde o prefeito Paulo Garcia é uma vitoria do ex-governador Iris Rezende do PMDB), de norte a sul, nas outras 25 capitais, o PT (não ganha em nenhuma) e pode chegar ao segundo turno apenas (!) em Salvador e Fortaleza”.

No pais inteiro, o “Deus Lula” está a caminho de levar uma surra total. Até visitar os Estados ele desistiu, para não ser vaiado. Do Nordeste, avisaram-lhe que a situação está feia. “O Globo” disse em manchete:

- “Lula cancela ida a palanques do PT no Nordeste”.

###

IBOPE

Só teve coragem de ir a Salvador. Mesmo assim, depois de um truque. Lula avisou que chegaria à Bahia no dia 14, sexta. O Ibope, sempre disponível e complacente, providenciou às pressas uma “pesquisa”:

- “Nelson Peregrino, do PT, em uma semana, passou (sic) de 16% para 27% (11 pontos a mais). O candidato do DEM, ACM Neto, na liderança com 39% dos eleitores, um ponto percentual menos do que o registrado na ultima pesquisa. Mario Kertz, do PMDB, com 6%”.

Ninguém na Bahia engoliu esse “despacho ” do palácio da Aclamação. Esperto, sabendo que era uma deslavada mentira, o Ibope preparou-se para defender-se. No fim da “pesquisa”, avisou (“O Globo”):
- “A margem de erro é de 4 pontos para cima e 4 para baixo”.

Quer dizer : tira 4 acima e 4 abaixo e 8 pontos da pesquisa não valem nada. E só assim Pelegrino, do PT, podia ser fabricado subindo 11 pontos. Lula avisara que só iria onde pudesse dizer que poderia chegar ao 2º turno.

###

MENSALÃO

E chegou o pânico no terreiro do PT, de Lula, José Dirceu:

- “Lula convocou a general Dilma, rearticulou as tropas e partiu para o contra-ataque no STF e na campanha. Bastou uma reunião de Lula com Dirceu, Marcio Thomaz Bastos e o petista Sigmaringa Seixas para tudo ganhar nova dinâmica e a apolítica Dilma perder velhos pudores e entrar em ação.”(Eliane Cantanhede, Folha).
Já estão providenciando os cigarros.

18 de setembro de 2012
Sebastião Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário