"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 20 de janeiro de 2013

DENÚNCIA - IMPRENSA ESPANHOLA AFIRMA QUE POLICIAIS ESPANHÓIS DA ÁREA DE INTELIGÊNCIA EFETUARAM DIRETAMENTE PRISÃO DE MEMBROS DO ETA NO BRASIL

 

Citando fontes da Comisaría General de Información de la Policía Nacional , o diário espanhol ABC informa, em primeira mão, em seu site na internet (link abaixo) que “membros da polícia espanhola” teriam efetuado a prisão do etarra foragido José Angel Vizán Gotzon Gonzáles no Brasil, cumprindo “ordem internacional de detenção” promulgada por um tribunal espanhol, o Juzgado Central de Instrucción número 5 de la Audiencia Nacional.



Como tribunais espanhóis não tem jurisdição internacional, e agentes policiais estrangeiros estão impedidos, pela força da lei, de atuar em território brasileiro, mesmo quando se trata de ordem de detenção expedida pela Interpol, cabe à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça esclarecer – mesmo que seja em nota dirigida apenas à imprensa internacional – em que circunstâncias se deu a prisão desse cidadão espanhol no Brasil, se houve ou não participação de policiais estrangeiros na operação, e deixar claro – segundo se espera – que ele só sairá do Brasil em caso da aprovação de sua extradição pelo governo brasileiro.

(Do Blog do Santayana)

20 de janeiro de 2013
Mauro Santayana

Nenhum comentário:

Postar um comentário