Niccolò Paganini (1782/1840)
Paganini era, como executante, considerado O Violinista! Compos seu primeiro concerto, em 1817/8, no op.6, no tom Mi maior e as partes solo em Ré maior, com instruções para que o violino fosse tocado num semi-tom alto, uma técnica chamada scordatura.
Isso possibilita o solista obter efeitos em Mi maior não possíveis de conseguí-los em Ré, que exigiria mais duas cordas no violino. Seus concertos são de extrema dificuldade técnica, considerados apenas para virtuosos.Paganini era, como executante, considerado O Violinista! Compos seu primeiro concerto, em 1817/8, no op.6, no tom Mi maior e as partes solo em Ré maior, com instruções para que o violino fosse tocado num semi-tom alto, uma técnica chamada scordatura.
1º movimento: Allegro maestoso – Sarah Chang, tocando num violino Guarneri del Gesú, de 1717, o outro luthier, rival de Antonio Stradivari, discípulos do grande Nicolò Amati, o melhor luthier (*) de Cremona, na Itália, nos anos 1600.
.
Paganini: Violin Concerto No.1 (full)
2º movimento: Adagio espressivo – Yehudi Menuhin tocando num Guarneri del Gesú, de 1742, nomeado Lord Wilton.
Ele fala em italiano, mas o que interessa é notarem a diferença do timbre de cada violino, sendo o primeiro um Guarneri e o segundo um Stradivari.
20 de janeiro de 2013
MAGU
Nenhum comentário:
Postar um comentário